Entrevista de emprego: dicas para a construção da sua narrativa e para o direcionamento do seu comportamento

Confira algumas dicas para a construção da sua narrativa e para o direcionamento do seu comportamento durante a entrevista de emprego. Veja mais!

O candidato deve direcionar o seu comportamento durante a entrevista de emprego para que consiga se colocar positivamente, elevando suas chances de sucesso no processo seletivo.

Entrevista de emprego: dicas para a construção da sua narrativa e para o direcionamento do seu comportamento

É comum que o candidato se sinta pressionado pela situação de avaliação e acabe ficando aquém do seu potencial. Entretanto, é possível evitar uma postura de autossabotagem profissional ao se atentar a alguns pontos referentes ao seu comportamento, bem como, também é relevante que tenha atenção plena à construção de sua narrativa.

Adote uma postura positiva 

O candidato precisa adotar uma postura positiva para que possa se colocar durante o processo seletivo. Sendo assim, é relevante que se atente aos fatores que fazem parte da composição do seu comportamento durante o processo de recrutamento e seleção.

Direcione o seu comportamento através de seus gestos e fala

Por isso, é relevante que evite cruzar braços e pernas; não mantenha objetos em seu colo; controle o seu tom de voz; fale pausadamente; tenha cuidado para não gesticular excessivamente; cumprimente a todos os presentes, dentre outros aspectos pertinentes a uma postura assertiva.

Assertividade na construção da sua narrativa 

A construção da sua narrativa requer um direcionamento que acompanhe a sua postura. Sendo assim, leve para a entrevista de emprego situações que reforcem os pontos positivos do seu currículo. Tais como: proatividade; senso de urgência; facilidade para lidar com pessoas; gestão de equipes; monitoramentos de projetos; construção do relacionamento com o cliente; criatividade, dentre outros aspectos que estejam relacionados ao seu comportamento profissional.

Leve soluções para seus pontos fracos

Por outro lado, o candidato precisa reforçar seus pontos positivos e equilibrar suas informações, assumindo seus pontos negativos. Entretanto, ao apontar um defeito, é relevante que leve uma solução. Sendo assim, é possível que se coloque como uma pessoa que possui dificuldade para falar em público, porém, pretende estudar teatro para expandir sua comunicação.

Demonstre autoconhecimento profissional

Dessa forma, o candidato estará melhor preparado para lidar com o processo seletivo de maneira orgânica; ao passo que também estará demonstrando autoconhecimento profissional, o que é muito importante durante um processo de recrutamento e seleção.

Faça as devidas adaptações e se posicione assertivamente durante uma entrevista de emprego

Portanto, é relevante que faça as devidas adaptações e se posicione assertivamente durante uma entrevista de emprego, considerando todos os fatores que permeiam a postura do candidato durante o processo seletivo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.