Entrevista de emprego: dicas direcionadas ao candidato

A postura corporal do candidato durante a entrevista de emprego é um diferencial para demonstrar suas competências. Veja dicas!

Entrevista de emprego: dicas para o candidato 

A postura corporal do candidato durante a entrevista de emprego certamente é um diferencial para demonstrar suas competências e habilidades, bem como, é uma forma de não ficar aquém de seu potencial, já que essa situação costuma causar ansiedade nas pessoas. 

Por isso, é importante para o candidato tomar alguns cuidados relacionados ao seu comportamento. Sendo assim, é importante evitar cruzar braços e pernas, bem como, evitar gesticular excessivamente e controlar o seu tom de voz. 

Tenha plena atenção aos seus gestos e tom de voz 

Entretanto, é importante que o candidato saiba que esse controle ocorre de forma natural ao prestar atenção plena ao que está sendo dito por você mesmo, ao passo que essa atenção pode ajudar a elaborar a narrativa de forma orgânica, por isso, esse é um fator importante. 

Além disso, é importante que o candidato tenha uma postura corporal positiva de maneira orgânica. Entretanto, uma postura aberta requer uma análise que abrange vários pontos, dentre eles, gestos, fala e tom de voz. Por isso, se atente a transmissão da mensagem não falada que seu corpo entrega através desse conjunto de fatores, que inclui todos os pontos citados.

Foque em resultados anteriores 

Assim sendo, é fundamental que no decorrer da entrevista de emprego o candidato foque em projetos, implementações, ideias e sugestões que foram colocadas em prática nas empresas anteriores e que foram ideias resolutivas. 

Ademais, é importante que o candidato apresente um ponto fraco e uma solução. Dessa forma, poderá se destacar naturalmente e aumentar a chance de sucesso profissional. Por exemplo, ao citar que se considera uma pessoa tímida, é importante informar que pretende fazer um curso de teatro para se tornar uma pessoa mais comunicativa.

Por isso, é relevante para o candidato se posicionar assertivamente quanto a sua postura corporal. Todavia, uma postura é composta por diversos fatores, como seus gestos, fala, construção da sua narrativa e a sua maneira de se direcionar.

Construa a sua narrativa 

A construção da narrativa de um candidato é fundamental e, portanto, deve ocorrer de forma direcionada. Por isso, é necessário que o candidato analise o seu próprio currículo.

Conheça a cultura da empresa

A cultura da empresa é muito relevante para o direcionamento do candidato, já que esse é um fator que pode te ajudar por diversas vertentes.

Sendo assim, através da análise da cultura da empresa é possível direcionar várias respostas durante o processo seletivo. Bem como, é uma forma de se orientar quanto à sua vestimenta, quando a cultura da empresa é observada de forma abrangente. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.