Entrevista de emprego: dicas de atenção plena aos seus gestos e à construção de sua narrativa

Confira algumas dicas de atenção plena aos seus gestos e à construção de sua narrativa durante a entrevista de emprego. Saiba mais!

A entrevista de emprego é uma oportunidade para que o candidato consiga se direcionar assertivamente no mercado de trabalho atual.

Entrevista de emprego: dicas de atenção plena aos seus gestos e à construção de sua narrativa

É comum que um excelente profissional não seja um excelente candidato, infelizmente, por conta da ansiedade inerente à situação de avaliação. Entretanto, é possível que o candidato minimize o nervosismo da situação se preparando através da atenção plena aos seus gestos e à construção de sua narrativa.

A postura do candidato é composta de diversos fatores

A postura do candidato é composta de diversos fatores. Por isso, é importante que o candidato se atente ao seu comportamento por diversas vertentes.

Adote uma postura comportamental assertiva

Sendo assim, na condição de candidato, evite cruzar os braços e pernas; não gesticule excessivamente; mantenha cuidado para não falar de maneira rápida ou muito devagar; mantenha contato visual com a gestão do processo de recrutamento e seleção.

Muitos fatores impactam na mensagem transmitida durante o processo seletivo

Se for possível, não deixe objetos em seu colo; evite manter a sua expressão fechada; dentre outros aspectos que fazem parte da linguagem corporal que é transmitida durante uma entrevista de emprego.

É necessário que o candidato tenha atenção à sua narrativa

Por outro lado, é necessário que o candidato tenha atenção à sua narrativa, pois, a sua postura é multifatorial. Sendo assim, leve para a entrevista de emprego situações referentes aos seus empregos anteriores.

Fale sobre sua facilidade para gerir conflitos e outros aspectos

Dessa forma, você estará se direcionando e falando sobre seus valores de maneira orgânica. Sendo assim, fale sobre sua facilidade para gerir conflitos; inovação; senso de urgência; capacidade de analisar dados e direcionar projetos; comprometimento com resultados, dentre outros aspectos que sejam correlatos ao seu perfil profissional. 

Equilibre as informações durante a sua narrativa

O equilíbrio deve ocorrer nas suas informações, sendo assim, a sua narrativa também deve ser clara sobre seus pontos negativos. Entretanto, é aconselhável que o candidato leve soluções para tais apontamentos.

Leve situações resolutivas para seus pontos fracos

Por exemplo, é possível que se coloque como uma pessoa que não possui facilidade para falar em público, porém, deve ressaltar que deseja estudar teatro; já que sabe da importância de uma boa oratória no momento atual do mercado dentro da sua área. Dessa forma, o candidato estará se posicionando e demonstrando autoconhecimento profissional organicamente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.