Entrevista de emprego: destaque o seu potencial profissional de forma orgânica e objetiva

Destaque o seu potencial profissional de forma orgânica e objetiva durante a entrevista de emprego. Confira dicas adaptáveis!

A entrevista de emprego é uma oportunidade para o candidato direcionar a sua trajetória profissional, destacando seu potencial de modo assertivo. Por isso, é importante que adote uma postura participativa e destaque de forma coerente o seu perfil profissional.

Entrevista de emprego: destaque o seu potencial profissional de forma orgânica e objetiva

O nervosismo durante a entrevista de emprego impacta diretamente a postura do candidato, entretanto, o profissional de recrutamento e seleção está apto para lidar com essa situação.

Contudo, quando o candidato se deixa dominar pelo nervosismo, ele adota uma postura de autossabotagem profissional, tornando superficial a avaliação feita pelo profissional de recrutamento e seleção.

Narrativa e postura 

Sendo assim, é importante que tenha atenção plena aos seus gestos e à sua narrativa para que torne avaliação genuína e a entrevista de emprego flua de forma orgânica.

Fale sobre sua trajetória profissional de forma exemplificada 

É importante que leve para a entrevista de emprego situações concretas que reforcem o seu potencial profissional, destacando resoluções anteriores e características de sua atuação, tais como: proatividade; gestão de pessoas; capacidade analítica; facilidade para lidar com gestão de processos; senso de urgência; comprometimento e alcance de metas etc.

Apresente soluções para seus pontos negativos 

No que tange aos seus defeitos, você deve direcioná-los assertivamente; fale sobre uma situação negativa e apresente uma solução. Por exemplo, você pode informar que se conceitua como uma pessoa tímida, porém, deseja realizar um curso de teatro. Dessa maneira, estará demonstrando autorresponsabilidade e autoconhecimento; o que é muito importante para a análise de uma empresa na era digital.

Adote uma postura participativa 

Além dos pontos referentes à sua narrativa, você deve destacar a sua postura comportamental. Sendo assim, adote uma postura participativa e evite deixar objetos no seu colo; não cruze os braços; não gesticule excessivamente. Caso seja possível, não se atrase e mantenha contato visual com o profissional que conduz o processo seletivo.

Dessa forma, a entrevista de emprego se torna uma avaliação genuína e uma troca mútua, sendo possível que ambas as partes avaliem a compatibilidade e os objetivos envolvidos. Visto que a contratação deve ser positiva para todos os envolvidos. 

Adapte os pontos citados e não fique aquém do seu potencial 

Portanto, é importante que faça adaptações das dicas citadas e direcione a sua postura durante a entrevista de emprego, evitando ficar aquém do seu potencial no mercado de trabalho atual, considerando a necessidade das empresas por profissionais dinâmicos, proativos e resilientes. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.