Entrevista de emprego: destaque o seu potencial competitivo no mercado de trabalho atual 

A entrevista de emprego é uma oportunidade para que o candidato destaque o seu potencial dentro do mercado de trabalho atual. Veja dicas!

A entrevista de emprego é uma oportunidade para que o candidato destaque o seu potencial competitivo dentro do mercado de trabalho atual. Por isso, é importante que o candidato se coloque positivamente,  destacando a sua narrativa de forma orgânica.

Entrevista de emprego: destaque o seu potencial competitivo no mercado de trabalho atual 

O profissional de recrutamento e seleção está apto para lidar com o nervosismo do candidato durante a entrevista de emprego. No entanto, quando o candidato esconde o seu potencial, ele deixa de fazer uma apresentação de sua trajetória, ficando aquém  de sua capacidade dentro do mercado de trabalho atual.

Competências e habilidades

A dinâmica do mercado de trabalho na era digital requer profissionais resilientes e qualificados. Por isso, é importante que o candidato destaque suas competências e suas habilidades sociocomportamentais.

Portanto, leve para a entrevista de emprego situações concretas que destaquem o seu diferencial competitivo no que se refere à resoluções e projetos implementados por você em seus empregos anteriores.

Resultados anteriores

Fale sobre sua capacidade de gerir pessoas, equipes e situações. Destaque sua proatividade; poder de persuasão; alcance de metas; facilidade para construir o relacionamento entre a marca e o cliente; condução de reuniões brainstorming; facilidade para ministrar treinamentos; capacidade analítica; dentre outros aspectos relacionados ao seu perfil profissional.

Defeitos direcionados

Complemente as informações de forma sucinta e genuína ao destacar os seus defeitos. No entanto, apresente uma solução para cada apontamento. Por exemplo, você pode informar que se conceitua como uma pessoa tímida, porém, deseja realizar um curso de teatro para expandir a sua capacidade comunicativa.

Adote uma postura positiva e direcionada

 Além disso, é importante que na condição de candidato você direcione a sua postura de forma assertiva para que você corrobore seus valores profissionais através da mensagem intangível transmitida pelo seu comportamento.

Por isso, não cruze os braços; fale de maneira tranquila; mantenha contato visual com o profissional que estiver conduzindo o processo seletivo; bem como, tenha cuidado para não interromper os demais participantes. Caso seja possível, não chegue atrasado, nem deixe objetos no seu colo.

Conheça a empresa 

O conhecimento sobre a empresa é de grande valia para que o candidato saiba responder aos questionamentos feitos durante o processo seletivo, bem como para que avalie a compatibilidade de valores e objetivos.

Haja vista que essa análise deve ser feita por ambas as partes, de modo que a contratação se torne o resultado de um processo seletivo genuíno e eficiente que gere crescimento para todos os envolvidos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.