Entrevista de emprego: destaque o seu potencial com assertividade

Destaque o seu potencial com assertividade e objetividade durante a entrevista de emprego. Veja dicas importantes!

Para obter sucesso na entrevista de emprego é importante que o candidato considere suas características pessoais e seus objetivos dentro do mercado de trabalho.

Entrevista de emprego: destaque o seu potencial com assertividade

A entrevista de emprego deve ser conceituada pelo candidato como uma forma objetiva de direcionamento de sua experiência, por isso, adotar uma postura participativa é fundamental para corroborar sua assertividade.

Direcione sua experiência profissional

Levar situações concretas para a entrevista de emprego é um ponto relevante para o candidato. Visto que através de suas vivências anteriores, é possível exemplificar qualidades, competências e objetivos.

Sendo assim, destaque sua capacidade de lidar com metas; senso de urgência; direcionamento de projetos; otimização de fluxos; construção do relacionamento com o cliente, proatividade, entre outros pontos.

Seja resolutivo ao falar sobre seus pontos fracos

É muito importante para o candidato destacar a sua carreira de maneira objetiva no que tange aos pontos que podem ser entendidos como negativos. Sendo assim, ao apresentar uma situação que requer melhoria, seja resolutivo organicamente.

Por exemplo, ao se colocar como uma pessoa que possui dificuldades para interagir com a equipe, por ser uma pessoa tímida, destaque que pretende realizar um curso de teatro, ou algum outro curso voltado para a expansão de sua capacidade de comunicação.

Adote uma postura assertiva e participativa

O seu comportamento precisa ser direcionado de maneira orgânica. É importante que não cruze braços e pernas, fale de maneira calma e evite gestos excessos.

Além disso, não se atrase, trabalhe a sua respiração e tenha cuidado para não interromper o profissional que conduz o processo de recrutamento e seleção.

Analise a cultura da empresa 

É aconselhável ao candidato analisar o site da empresa e conhecer a sua trajetória, visão, missão e valores e direcionar efetivamente sua experiência e analisar a compatibilidade dos benefícios.

Haja vista, uma empresa com uma cultura participativa é bem diferente de uma cultura mais fechada e tradicional. Por isso, a análise sobre a compatibilidade dos perfis deve ser feita por todos os envolvidos.

Não fique aquém de sua capacidade

Dessa forma, a contratação tende a ser satisfatória para ambas as partes, o que é fundamental para o crescimento de carreira e para o desenvolvimento do candidato.

Portanto, é importante se destacar objetivamente e se direcionar de forma positiva, evitando ficar aquém do seu potencial, algo que pode ocorrer quando o candidato se permite dominar pela ansiedade de ser avaliado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.