Entrevista de emprego: demonstre o seu potencial, conhecimento e habilidades

Demonstre o seu potencial, conhecimento e habilidades durante a entrevista de emprego. Veja dicas e direcione a sua carreira!

Dicas para obter sucesso na entrevista de emprego

São muitos fatores que compõem a postura do candidato dentro de uma entrevista de emprego. Entretanto, muitos desses fatores são intangíveis. Porém, há alguns pontos fundamentais para que o candidato consiga demonstrar o seu potencial de forma direta ou indireta.

Demonstre o seu potencial, conhecimento e habilidades

Assim sendo, é possível que o candidato consiga demonstrar o seu potencial, bem como demonstrar o seu conhecimento e as suas  habilidades de forma orgânica durante o processo. O nervosismo e a ansiedade se tornam fatores perceptíveis durante o processo seletivo e deixam o candidato aquém do seu potencial. 

 Foque em projetos, implementações, ideias e sugestões 

Por isso, é fundamental que no decorrer da entrevista de emprego o candidato foque em projetos, implementações, ideias e sugestões que foram colocadas em prática nas empresas anteriores e que foram ideias resolutivas. 

Além disso, é importante que o candidato apresente um ponto fraco e uma solução. Dessa forma, poderá se destacar naturalmente e aumentar a chance de sucesso profissional. Por exemplo, ao citar que se considera uma pessoa tímida, é importante informar que pretende fazer um curso de teatro para se tornar uma pessoa mais comunicativa. Ou seja, demonstre interesse em resolver uma questão, porém, demonstre autoconhecimento para apontar suas melhorias. 

Diversos fatores devem ser considerados

Por isso, é relevante para o candidato se posicionar assertivamente quanto a sua postura corporal. Todavia, uma postura é composta por diversos fatores, como seus gestos, fala, construção da sua narrativa e a sua maneira de se direcionar.

Embora a postura do candidato seja um fator composto por diversas vertentes, é possível que o candidato direcione a sua postura através de alguns pontos em comum. Por exemplo:

  • evitar cruzar braços e pernas;
  • evitar colocar objetos em seu colo em posição de defesa;
  • controlar o seu próprio tom de voz;
  •  se atentar a construção da sua narrativa, dentre outros fatores.
A adaptação das dicas é importante 

Sendo assim, o candidato poderá adaptar essas dicas a sua personalidade, objetividade e nível hierárquico do seu momento profissional.

Todavia, esses são pontos que são positivos quando recebem atenção, independentemente se a entrevista de emprego ocorre de forma presencial ou online, por exemplo.

Portanto, é importante que se direcione para que consiga alcançar seus objetivos de forma orgânica, já que a entrevista de emprego é um ponto primordial para tal direcionamento, ainda que seja algo perceptível apenas em longo prazo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.