Entrevista de emprego: confira o que deve ser evitado e o que pode ser feito

Entrevista de emprego: confira o que deve ser evitado e o que pode ser feito durante um processo seletivo. Saiba mais!

É relevante para o candidato que consiga demonstrar seu potencial durante a entrevista de emprego de forma natural, e não se deixar dominar pela ansiedade inerente à avaliação. Entretanto pode ser difícil conseguir se colocar positivamente dentro de um processo seletivo, ficando assim aquém de suas possibilidades profissionais. 

Entrevista de emprego: confira o que deve ser evitado e o que pode ser feito

Por isso, é importante que se atente a alguns pontos para que consiga se colocar naturalmente de forma positiva, direcionando a sua carreira profissional, ainda que seja algo perceptível em longo prazo.

O alinhamento é para ambas as partes

 Primeiramente, é importante que o candidato tenha clareza de que assim como ele busca pela vaga, a empresa também está necessitando de alguém como ele; o que a entrevista de emprego objetiva é realizar um alinhamento entre as duas necessidades.

Você não está sendo julgado, está sendo avaliado!

 O nervosismo é compreensível diante de uma situação de avaliação. No entanto, quando você, na condição de candidato, se deixa dominar por esse tipo de estresse, acaba não conseguindo demonstrar minimamente quem você é; e a entrevista de emprego é uma oportunidade para que a empresa possa conhecer você melhor.

Sendo assim, o processo de recrutamento e seleção não se trata de um julgamento pessoal, e sim é uma forma de apresentação para as duas partes. Visto que o profissional de recrutamento e seleção quer conhecer os melhores pontos que você inseriu em seu currículo, e, por sua vez, você irá conhecer melhor a cultura da empresa e analisar a proposta de forma integral.

 Por isso, é importante que o candidato se atente a alguns fatores que compõem a sua postura corporal; já que os seus gestos e a sua fala direcionam uma linguagem não verbal que transmite uma mensagem relevante dentro de um processo seletivo. 

O que pode ser importante evitar?

Dessa maneira, evite gesticular excessivamente; falar muito rápido; interromper o entrevistador; chegar atrasado; deixar objetos em seu colo; demonstrar nervosismo; dentre outros aspectos.

O que deve ser feito?

No entanto, pode ser difícil esse processo de evitar se colocar de maneira nervosa. Todavia, há alguns pontos dos quais você pode se atentar para que consiga se comportar de uma maneira mais assertiva e natural.

Trabalha sua respiração, estude o seu próprio currículo, de maneira que você tenha clareza sobre suas qualidades e suas melhorias necessárias e responda com objetividade o que lhe foi perguntado.

Adapte os pontos citados e se direcione naturalmente

Além disso, também é importante que você tente chegar mais cedo ao local da entrevista de emprego e mantenha contato visual com o seu entrevistador. Certamente esses pontos são adaptáveis, mas podem ser de grande valia para o seu direcionamento profissional durante uma entrevista de emprego.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.