Entrevista de Emprego – Confira as Dicas Para Ter Sucesso

Como ter sucesso em uma entrevista de emprego?

Uma entrevista de emprego pode ser um fator de estresse para muitas pessoas. Por isso, é importante analisar alguns pontos para direcionar a sua entrevista e aumentar suas chances de sucesso.

 Veja algumas dicas para que você possa direcionar a entrevista e aumentar as chances de aprovação para uma próxima etapa dentro do processo seletivo. 

No entanto, é importante que adapte todas as dicas sobre esse assunto para a sua situação, de modo que faça sentido dentro da sua trajetória profissional e seus  objetivos de carreira. Sendo assim, pode ter nas dicas um ponto de partida para que você melhore alguns pontos  e aprimore suas objetividades pessoais.

Postura assertiva

Uma postura assertiva em uma entrevista de emprego, muitas vezes, diz respeito a um conjunto de fatores. Por isso, é importante que você tenha assertividade na sua fala, na maneira como você se veste, bem como, na forma como você se direciona ao entrevistador.

Contato visual

 Mantenha contato visual quando for responder perguntas. Muitas pessoas mudam o olhar para lembrar de alguma situação. No entanto, além de essa ação demonstrar insegurança, remete a uma possibilidade de invenção da resposta.

 Não se feche para o que está sendo dito

 Muitas pessoas se fecham na linguagem corporal. Por isso, descruze braços e pernas. Por exemplo, para uma mulher é importante que procure não deixar a bolsa no colo, como se fosse um escudo. 

Além disso, procure sempre se direcionar integralmente para a pessoa que está te entrevistando. Bem como, evite balançar as mãos ou falar com muitos gestos. Gesticular em excesso e cruzar os braços e pernas pode passar uma impressão de ansiedade e, principalmente, falta de foco no momento atual.

 A construção da sua trajetória profissional e a entrevista de emprego

A maneira como você conta a sua trajetória profissional é primordial para que tenha sucesso em sua carreira. Por isso, é importante se atentar aos seus pontos fortes em cada empresa que consta no seu currículo e direcionar a entrevista para essas situações. 

Sendo assim, foque no que você implementou, na sua trajetória na empresa (caso você tenha mudado de cargo) e nos resultados que você alcançou.

Qualidades e defeitos

 Os seus pontos fortes e seus pontos fracos são os caminhos para que você encontre um ponto de equilíbrio. Por isso, não há nenhum problema em relatá-los. O que você precisa é a ponderação neste momento.

Por exemplo, você pode citar um ponto forte e exemplificar um resultado na empresa anterior. Da mesma forma, você pode citar um ponto a melhorar e exemplificar uma solução. Assim sendo, você está demonstrando o equilíbrio que certamente faz diferença na vida profissional de uma pessoa.  

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.