Entrevista de emprego: apresentação dos pontos principais do seu currículo

Uma entrevista de emprego é uma apresentação dos pontos principais do seu currículo. Confira algumas dicas!

Para o candidato, uma entrevista de emprego pode ser um fator estressante, uma fonte de ansiedade pessoal. Entretanto, o candidato que não consegue demonstrar o seu potencial, ainda que minimamente,  pode ser descartado de um processo seletivo para uma vaga que seria pertinente ao seu perfil profissional. Sendo assim, é relevante para o candidato que evite um comportamento autossabotador durante uma entrevista de emprego.

Entrevista de emprego: apresentação dos pontos principais do seu currículo

O profissional da área de recrutamento e seleção está apto para relevar o nervosismo inerente ao ser humano em uma situação de avaliação. Entretanto, quando esse nervosismo domina suas ações, pode ficar difícil de avaliar o seu potencial, por isso, esse comportamento também pode fazer com que você acabe sabotando o seu próprio resultado.

Sendo assim, entenda a entrevista de emprego como uma apresentação dos pontos principais do seu currículo, e não como um julgamento pessoal. Já que muitas pessoas conceituam a entrevista de emprego de uma forma errônea e acabam não conseguindo demonstrar – minimamente – suas capacidades.

O seu comportamento e a sua narrativa direcionam o resultado do processo seletivo

Por isso, ao se atentar aos pontos relevantes ao seu comportamento e a sua narrativa, você eleva sua segurança e consegue se colocar positivamente durante o processo seletivo.

É importante que o candidato tente chegar um pouco mais cedo do horário combinado para a entrevista de emprego; evite cruzar braços e pernas; evite gesticular em excesso; mantenha contato visual com o seu entrevistador; cumprimente a todos os presentes e construa uma narrativa baseada nos fatos importantes do seu currículo.

Pontos adaptáveis 

Certamente, esses são pontos adaptáveis. Porém, são de grande valia para que você demonstre o seu potencial e não crie um ciclo de autossabotagem que te deixa aquém do seu potencial no mercado de trabalho. Além disso, é importante que o candidato conceitue que o profissional representante da empresa só tem esse momento da entrevista para conhecê-lo melhor.

A compatibilidade entre o seu perfil e a vaga deve ser avaliada por todos os envolvidos

Por isso, quando você não consegue demonstrar o seu potencial, fica muito difícil avaliar assertivamente a compatibilidade entre o seu perfil e a vaga.

Sendo assim, conheça a cultura da empresa e analise o seu próprio currículo; já que são pontos que podem determinar diversas respostas; de modo que você conheça os seus pontos fortes e seus pontos fracos e possa analisar os valores da organização e os seus objetivos de carreira profissional.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.