Entrevista de emprego: alcance resultados positivos através de uma postura profissional e orgânica

Alcance resultados positivos através de uma postura profissional e orgânica durante a entrevista de emprego. Confira dicas importantes!

Pode ser um desafio se colocar positivamente durante uma entrevista de emprego. No entanto, é completamente possível que o candidato consiga alcançar resultados positivos através de uma postura profissional e orgânica.

Entrevista de emprego: alcance resultados positivos através de uma postura profissional e orgânica

É muito comum que profissionais extremamente capazes fiquem aquém do seu potencial por conta do nervosismo e estresse inerentes ao processo de avaliação. No entanto, esse comportamento autossabotador pode estar ligado à insegurança pessoal e profissional, por falta de preparo. Sendo assim, ao se preparar para uma entrevista de emprego, você eleva suas chances de se colocar profissionalmente e obter sucesso.

Primeiramente, grande parte da segurança profissional de um candidato durante uma entrevista de emprego é oriundo da clareza sobre a sua carreira. Ou seja, quanto mais você conhecer os seus pontos fortes e pontos a melhorar, mais seguro será o seu posicionamento.

Pontos fortes e pontos fracos

Sendo assim, conheça os seus pontos fortes relacionados a sua trajetória profissional e pense sobre situações concretas que exemplifiquem quais foram as contribuições de seus empregos anteriores. Além disso, também é importante que você analise os seus pontos fracos e leve soluções para a entrevista de emprego.

Apresente soluções

Sempre que apontar um ponto que requer melhoria, apresente, de forma natural, uma solução para a situação. Por exemplo, você pode informar que possui dificuldades para falar em público, porém, pretende fazer um curso de teatro para se tornar uma pessoa mais extrovertida. Dessa forma, você estará demonstrando autoconhecimento e autorresponsabilidade.

Além disso, também é importante que o candidato se atente a outros fatores referentes ao seu posicionamento, sendo pontos físicos e tangíveis, já que a autossabotagem durante uma entrevista de emprego também ocorre por meio de seu comportamento.

Gestos e tom de voz

Evite gesticular excessivamente; evite falar de maneira muito rápida e tenha plena atenção à construção da sua narrativa. Por isso, é importante que você mantenha contato visual com a pessoa que está te entrevistando; trabalhe a sua respiração para que possa falar de uma maneira natural; tenha atenção ao volume do seu tom de voz e tenha foco na pergunta que lhe for feita para que responda assertivamente. 

Certamente esses pontos são relevantes para que você aumente a sua autoconfiança e consiga colocar a capacidade profissional dentro do processo seletivo. Visto que a entrevista de emprego é uma oportunidade para que a empresa te conheça melhor, bem como para que você avalie a proposta de maneira integral.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.