Entrevista de emprego: a postura do candidato é multifatorial 

A postura do candidato é multifatorial e requer atenção na entrevista de emprego. Confira dicas relevantes e eleve suas chances de sucesso!

Sabemos que é de extrema importância para o candidato que se posicione assertivamente por meio de sua postura corporal durante uma entrevista de emprego, porém, a postura corporal é composta de muitos fatores. Sendo assim, são fatores relevantes como os seus gestos, fala, tom de voz e a construção da sua narrativa. Por isso, a sua postura corporal é multifatorial. 

Entrevista de emprego: a postura do candidato é multifatorial 

Por isso, é importante que, na condição de candidato, tenha atenção a alguns pontos relevantes. Por exemplo, evite cruzar braços e pernas, mantenha contato visual com o seu entrevistador, não coloque objetos em seu colo. Além disso, evite gesticular excessivamente, bem como, evite outros gestos que demonstram nervosismo, fazendo com que fique aquém do seu potencial profissional.

Veja alguns pontos de observação que são adaptáveis:

  • Não cruze braços e pernas;
  • Não coloque objetos ou bolsas e mochilas em seu colo;
  • Mantenha contato visual com o seu entrevistador;
  • Respondas as questões de maneira assertiva e objetiva;
  • É importante que o candidato tenha clareza sobre os seus objetivos profissionais;
  • Conheça pontos relevantes sobre a sua trajetória profissional;
  • Dentre outros aspectos referentes à sua postura e objetivo de carreira.

A construção da sua narrativa é um fator relevante durante a entrevista de emprego, por isso, pode ser um fator decisivo.

Pontos positivos e pontos de melhoria

 Sendo assim, analise a sua trajetória profissional de maneira aprofundada e verifique quais são os seus pontos positivos e pontos de melhoria. Para isso, é possível analisar cada experiência pela qual você passou e levar para a entrevista de emprego resultados relevantes de projetos, implementações, melhorias e sugestões feitas por você.

Além disso, conheça seus pontos fracos, de modo que sejam resolutivos. Por exemplo, ao se colocar como uma pessoa tímida, informa que deseja realizar um curso de teatro para trabalhar a sua oratória. 

Mantenha seu currículo atualizado nas plataformas digitais

Além disso, é importante que mantenha o seu currículo atualizado em plataformas digitais, como o LinkedIn. Dessa forma, estará direcionando sua objetividade dentro da necessidade do mercado, ampliando suas possibilidades. 

A cultura da empresa é um fator relevante

Conheça a cultura da empresa através da análise de sua missão, visão e valores. Visto uma cultura startup requer uma postura diferenciada, quando comparada a uma cultura tradicionalista. Já que uma cultura startup permite uma postura e linguagem mais aberta Por outro lado, uma cultura tradicional requer uma postura formal.

 Certamente esses pontos são relevantes para que você direcione a sua carreira profissional, ainda que seja algo perceptível apenas em longo prazo. Por isso, esses pontos citados são dicas relevantes para que alcance seus objetivos de carreira, já que é relevante que não se deixe dominar pela ansiedade inerente à uma situação de avaliação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.