ENTENDA se o nome sujo reprova na investigação social do Concurso Público

Uma das etapas de vários concursos públicos é a fase de investigação social

Nome sujo reprova na investigação social de Concurso Público? Essa é uma dúvida bastante recorrente entre os cidadãos de todo o Brasil. Afinal de contas, as restrições no CPF conseguem impedir o inadimplente de acessar diversos recursos dentro do país.

Mas, afinal, nome sujo reprova na investigação social de Concurso Público? De acordo com a Lei Federal nº 8.112/1990, um candidato não pode reprovar se estiver com o nome registrado nos sistemas dos órgãos de proteção ao crédito (como Serasa e SPC).

Leia mais: Quem tem NOME SUJO pode participar de um consórcio?

Nome sujo reprova na investigação social de Concurso Público?

É importante destacar que débitos acumulados no nome do profissional podem implicar em futuras promoções. Ou seja, se o trabalhador estiver com dívidas em seu nome, o banco pode recusar que este suba de cargo, conforme as regras estipuladas em cada instituição.

Apesar do nome sujo não ser capaz de reprovar um candidato, é preciso ficar de olho em outros pontos que podem fazer isso. Além da utilização de drogas ilícitas, outras situações sociais que podem levar a uma reprovação são:

  • Mandado de prisão;
  • Omissão ou declarações falsas relacionadas a vida pregressa;
  • Prática de infrações penais;
  • Infrações de trânsito que podem impactar a vida de terceiros;
  • Omissão de informações ou desvios nos dados declarados;
  • Práticas constantes de jogos proibidos pelo Estado.

Existem diversas práticas que podem reprovar um candidato além destas. Desse modo, é fundamental ficar de olho no edital do concurso para verificar todas as regras sociais. Caso se enquadre em alguma das situações proibidas, o candidato pode ser reprovado de forma imediata.

Como funciona a etapa de investigação social em um concurso público?

Tendo como principal objetivo a análise da idoneidade social e moral do candidato, a etapa de investigação social é eliminatória e não considera a pontuação final. Desse modo, mesmo que o indivíduo tenha passado nas demais fases, qualquer situação irregular nessa investigação pode reprová-lo.

Para que o processo de coleta funcione, os responsáveis devem verificar os dados referentes à conduta profissional e social do participante. Essas informações podem ser consultadas através de documentos de antecedentes criminais.

Além disso, existem alguns casos que exigem a identificação dos responsáveis que serão analisados sobre a conduta do participante. Inclusive, diante disso, alguns atestados podem ser solicitados para os respectivos responsáveis.

Como passar na investigação social?

A investigação social é uma etapa importante dos concursos públicos, especialmente para cargas que envolvem atividades que exigem maior confiabilidade e integridade. Para passar e ter uma conduta compatível com a carga pública que se deseja ocupar, algumas medidas podem ser adotadas, tais como:

  • Mantenha uma boa conduta – É importante manter uma boa conduta moral e ética na vida pessoal e profissional. Isso inclui evitar comportamentos considerados impróprios ou ilegais, como o envolvimento com drogas, a participação em atividades ilícitas ou o envolvimento em brigas ou agressões;
  • Tenha uma postura adequada nas redes sociais – As redes sociais podem ser um fator importante na investigação social. Por isso, é importante manter uma postura adequada e evitar exposições ofensivas, discriminatórias, ou que comprometam a imagem do candidato;
  • Apresentar documentos e referências adotadas – A apresentação de documentos e referências adotadas pode ser um fator importante na investigação social. Por isso, é importante ter todos os documentos em dia e solicitações de referências de pessoas que atestem a sua conduta e idoneidade;
  • Esteja preparado para a entrevista – A entrevista é uma etapa importante da investigação social, onde o candidato terá a oportunidade de apresentar informações complementares e esclarecer dúvidas. É importante se preparar para a entrevista, respondendo com clareza e objetividade às perguntas feitas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.