Entenda os Objetivos das Perguntas Feitas na Entrevista de Emprego

Entenda os objetivos das perguntas feitas durante a entrevista de emprego, pois nem sempre é apenas saber sobre o que foi perguntado. Entenda!

Não fique aquém do seu potencial em uma entrevista de emprego

Em uma entrevista de emprego são feitas muitas perguntas. No entanto, muitos candidatos ficam aquém do seu potencial por insegurança ao  respondê-las.

Sendo assim, é importante que você saiba o que é analisado em cada pergunta e qual é o objetivo do profissional que está fazendo o processo de seleção.

Entenda o objetivo de cada questão 

Nenhuma pergunta feita durante a entrevista de emprego é feita sem objetivo. Por muitas vezes, o objetivo é realmente saber o que está sendo perguntado de forma literal, mas outras vezes, é analisar a sua dicção, o seu comportamento e a maneira como você lida com algum tipo de pressão. Por isso, é importante que você procure entender a intenção de cada pergunta.

No entanto, não se trata de alguns tipos de “pegadinhas”, o que ocorre é realmente analisar seu perfil diante das necessidades da vaga.

Como você lida com a pressão? 

Por isso, algumas perguntas são feitas de maneira quase aleatória para analisar o seu raciocínio rápido. Enquanto outras podem ser feitas para verificar como você lida com a pressão.

 Além disso, alguma situação pode ser repassada ao candidato de uma maneira intensificada para verificar o quanto está disponível para resolver uma situação.

Tenha clareza sobre seus pontos fortes e fracos 

Dessa forma, para que você se saia bem em uma entrevista de emprego com esse tipo de pergunta, é importante que você tenha a clareza sobre quais são seus pontos fortes e fracos dentro de cada experiência profissional.

Por isso, caso você faça essa autoanálise poderá responder assertivamente o que lhe for questionado.

Não minta ou aumente seus conhecimentos 

 Além disso, é importante que você tenha franqueza, caso você não saiba algo perguntado, responda a verdade, não minta sobre fatos ou conhecimentos.  

Pois, caso haja uma desconfiança sobre o candidato estar mentindo,  ele pode ser pressionado até que a mentira seja descoberta, o que é bastante desagradável.

Dessa forma, para evitar esse tipo de pressão, responda de maneira direta e tenha foco no que é questionado.

Clareza e assertividade tornam o seu direcionamento natural 

Em uma entrevista de grupo, por exemplo, não se guie pelo que os demais falam e tenha foco no que é perguntado dentro da sua trajetória profissional.

Certamente, uma pessoa esclarecida quanto aos seus resultados em empresas anteriores e seus pontos de melhoria, não precisa se preocupar com as perguntas feitas. Já que o fato de ter a clareza para respondê-las e direcionamento pessoal torna o processo mais natural. 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.