Entenda o que é confucionismo 

O confucionismo é uma doutrina fundamentada no sistema filosófico do chinês Confúcio (Kung-Fu-Tzu) em meados do século VI a.C.

Nessa época acabou sendo estabelecido e desenvolvido um sistema de moral, social, político, religioso e educacional, baseado em antigas tradições da China em conjunto com termos inovadores de racionalismo. 

Por isso, quando considerada uma religião, pode-se dizer que o confucionismo é uma doutrina dogmática, sobretudo em sua reverência aos ancestrais. 

Essa veia filosófica faz parte de um grupo de ensinamentos sobre ética social. Estabeleceu um acordo sobre ideologia política, assim como o ser humano teria inteligência para mudar meios e os fins de sua existência ao transformar as condições arbitrárias que surgem ao longo da vida.  

O confucionismo poderá aparecer em provas de vestibulares e no Enem. Por isso acompanhe o artigo e fique por dentro do artigo, veja!

Características do confucionismo

O confucionismo impactou a estrutura social da China e da Ásia como um todo. Afinal, está presente nos valores culturais orientais, como por exemplo:

  • Disciplina;
  • Ordem;
  • Consciência política;
  • Trabalho;
  • Valorização do estudo;
  • Entre outros. 

Nesse ramo da filosofia, a família é base social em que todas as pessoas estão assentadas e da qual o sistema de governo é um aspecto mais amplo.

Os governantes não são apenas súditos, mas filhos obedientes que respeitam a autoridade política baseada no mandato do céu.

Vale dizer que a humanidade é a base central do confucionismo. Nela, se acredita que todas as pessoas são boas, sendo a educação o fator primordial que irá determinar a condição humana.

Portanto, como uma doutrina, o confucionismo irá combinar a natureza humana com teorias políticas e sociais. 

Ademais, vale ressaltar que o confucionismo sofreu a concorrência de outras correntes como o Budismo e Taoísmo.

Entretanto, o confucionismo continuou como doutrina oficial da China por dezenas de séculos.

Kung-Fu-Tzu e o confucionismo

Confúcio, forma latina do nome chinês Kung Fu Tsé, foi um pensador que remodelou a sociedade chinesa com seus pensamentos e ensinamentos  sobretudo éticos durante o século VI a.C.

De origem humilde, Kung Fu Tsé pode tornar-se um sábio e ganhou grande reputação como professor  quando abriu sua primeira escola. 

Mais tarde, conquistou cargos no governo, até chegar a Ministro do Estado de Lu, sua província natal, hoje província de Shan-tung.

Confúcio foi um contemporâneo de Buda (Budismo) e de Lao-Tsé (Taoísmo). Morreu aos 80 anos de idade, deixando mais de 3.000 discípulos formados.

E então, gostou de saber um pouco mais sobre o confucionismo?

Não deixe de ler também – Guerra Sino-Japonesa: conflito entre China e Japão

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.