Entenda o conceito de aprendizagem síncrona e assíncrona

Cada vez mais pessoas escolhendo a educação online para si mesmas e seus filhos, principalmente após a pandemia do novo coronavírus. A escolha pode ser definitivamente uma coisa boa, mas também torna sua decisão mais difícil quando você tem tantas alternativas.

Um fator importante a levar em consideração é se você prefere o aprendizado síncrono, o aprendizado assíncrono ou uma combinação dos dois.

Muitas instituições oferecem uma combinação de ambos, mas baseiam-se em um ou outro. Continue lendo para aprender mais sobre o que cada tipo de aprendizado é.

O que é aprendizagem síncrona?

Aprendizagem síncrona é o tipo de aprendizagem que você obteria em uma sala de aula tradicional: todos estão lá ao mesmo tempo, interagindo e recebendo as mesmas informações simultaneamente.

As configurações síncronas são conduzidas e facilitadas pelo professor. A saber, os cursos presenciais em um ambiente escolar tradicional usam aprendizagem síncrona.

Em um ambiente online, as salas de aula síncronas usam salas de chat, videoconferência, transmissão ao vivo e outros métodos para que toda a classe se reúna ao mesmo tempo.

Os alunos geralmente são capazes de interagir uns com os outros e com o professor, respondendo a perguntas e obtendo ajuda em tempo real.

O que é aprendizagem assíncrona?

Já no caso da aprendizagem assíncrona, todos se sintonizam quando é conveniente para eles.

Os professores publicam aulas, materiais de leitura, formulários, vídeos gravados, questões para discussão e outros conteúdos de aula no sistema de gerenciamento do curso / da escola. A partir daí, os alunos completam as tarefas e aprendem em seu próprio tempo.

Muitas escolas públicas, por exemplo, têm optado por fazer esse modelo de aula por conta da falta de acesso dos alunos à internet. Sendo assim, quem não pode assistir às aulas simultaneamente acompanha tudo depois no modo offline.

Os professores podem dar aos alunos prazos para concluir os módulos ou entregar as tarefas, mas cabe aos alunos decidir quando desejam fazer até que se encerre o limite.

E então, gostou das dicas?

Não deixe de ler também – Como é a aprendizagem baseada em investigação

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.