Como é a aprendizagem baseada em investigação

A aprendizagem baseada em investigação não ensina informações, mas, em vez disso, pede aos alunos que cheguem a elas por conta própria, a aprendizagem baseada em pesquisas é caracterizada por algumas qualidades específicas.

Em vez disso, esse estilo de aprendizagem pede aos alunos que criem argumentos que resolvam problemas ou situações específicas. Esses argumentos precisam ser enraizados em evidências e argumentações sólidas que justifiquem a resposta.

Os alunos devem ser capazes de explicar por que as evidências que estão apresentando ajudam a resolver o problema e como cada evidência se relaciona entre si.

Como tal, parte da abordagem baseada em investigação inclui o envolvimento ativo por parte do aluno. Espera-se que os alunos busquem novos conhecimentos por conta própria, a partir dos quais possam gerar seus argumentos.

Consequentemente, esta abordagem para instruir os alunos requer uma sala de aula ativa na qual as informações são construídas. Os alunos encontram evidências de apoio e constroem novas informações no processo de desenvolvimento de seus argumentos.

Isso significa que o método baseado em investigação também se presta a ensinar aos alunos várias habilidades que serão úteis ao longo de suas vidas.

Pensamento crítico

Como as abordagens baseadas em investigação requerem um trabalho independente por parte do aluno, eles são solicitados a aprender habilidades de pensamento crítico.

Essas são habilidades que continuam na faculdade e na idade adulta, assim como podem beneficiar uma pessoa não apenas em seus estudos acadêmicos, mas também em sua vida diária.

Durante o processo de investigação de soluções para o problema que enfrentam, os alunos encontrarão uma riqueza de informações. Parte do aprendizado sobre o pensamento crítico é aprender como diferentes bits de informação se relacionam entre si.

Desse modo, os alunos a aprender a avaliar criticamente as informações para entender a substância dessas informações e como elas podem ser reunidas em uma resposta mais ampla.

Habilidades de pesquisa

Além disso, os alunos também aprendem habilidades de pesquisa importantes. Eles aprendem a pesquisar em diferentes recursos, como bancos de dados online ou livros que estão disponíveis para eles.

Os alunos também podem aprender a pensar sobre como configurar experimentos que possam responder às perguntas que encontrarem.

À medida que os alunos aumentam seu nível de aprendizado, sua capacidade de encontrar informações torna-se mais avançada. Eles começam a aprender como coletar dados para si próprios usando diferentes ferramentas e abordagens.

Os alunos também aprendem como analisar essas informações para criar dados que possam realmente usar para resolver os problemas que foram apresentados.

Não deixe de ler outro post sobre o assunto: 4 etapas da aprendizagem baseada em investigação

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.