Entenda como funciona o financiamento imobiliário 

O financiamento imobiliário é uma opção que permite a compra do imóvel parcelado em longo prazo. Cada vez mais essa modalidade de financiamento atrai interessados, elevando a oferta deste mercado.

Entenda como funciona o financiamento imobiliário 

Financiamento imobiliário é uma opção de empréstimo oferecida por bancos e instituições financeiras para pessoas que desejam comprar um imóvel, mas não possuem o valor total à vista. Ou ainda que possuam, entendem o financiamento como mais vantajoso financeiramente.

Em suma, o comprador paga uma entrada e o restante é parcelado em longo prazo, geralmente em até 30 anos. O imóvel adquirido fica em garantia do pagamento da dívida.

Como funciona um financiamento imobiliário?

O processo de financiamento imobiliário começa com a escolha do imóvel desejado e a verificação da sua documentação. Dessa forma, o valor da entrada pode variar de acordo com o banco ou instituição financeira escolhida. Em geral, é necessário ter em mãos documentos como RG, CPF, comprovante de renda e residência.

Quais são os tipos de financiamento imobiliário?

De forma sucinta, existem dois tipos principais de financiamento imobiliário: o SFH (Sistema Financeiro de Habitação) e o SFI (Sistema Financeiro Imobiliário). 

O SFH é voltado para imóveis residenciais com valores de até R$1,5 milhão e oferece taxas de juros mais baixas. Já o SFI é indicado para imóveis comerciais, residenciais de alto padrão ou imóveis com valores acima de R$1,5 milhão.

Quais são as taxas de juros de um financiamento imobiliário?

Em suma, as taxas de juros variam de acordo com o banco ou instituição financeira escolhida, além do tipo de financiamento. Em geral, as taxas variam de 7% a 12% ao ano para o SFH e de 8% a 14% ao ano para o SFI.

Quais são as vantagens de financiar um imóvel?

De acordo com especialistas, uma das principais vantagens do financiamento imobiliário é a possibilidade de adquirir um imóvel mesmo sem ter todo o valor à vista. 

Além disso, as taxas de juros do financiamento imobiliário costumam ser mais baixas do que outras opções de crédito, como o cartão de crédito ou o cheque especial.

Como escolher o banco ou instituição financeira ideal para o financiamento imobiliário?

É válido pesquisar as opções disponíveis no mercado e comparar as taxas de juros oferecidas pelos bancos e instituições financeiras.

Além disso, é fundamental avaliar a qualidade do atendimento e a reputação da instituição escolhida. Tenha cuidado com taxas muito diferentes das bases do mercado financeiro no momento de sua pesquisa.

Qual é o prazo de pagamento para financiar um imóvel?

O prazo para o pagamento do financiamento imobiliário pode variar de acordo com o tipo de financiamento escolhido e a instituição financeira.

Em geral, os prazos variam de 20 a 30 anos, mas é possível encontrar opções com prazos mais curtos ou mais longos. Por isso, é válido destacar que a pesquisa deve considerar os juros e o prazo total.

Como é calculada a parcela do financiamento imobiliário?

A parcela do financiamento imobiliário é calculada com base no valor do imóvel, no valor da entrada, no prazo de pagamento e na taxa de juros.

Por isso, é viável considerar que a parcela pode variar ao longo do tempo, de acordo com a taxa de juros e com a escolha de amortizar parte da dívida.

O que é amortização do financiamento imobiliário?

Em suma, a amortização é a forma de reduzir a dívida do financiamento, pagando uma parte do valor à vista. Desta forma, existem duas formas principais de amortização: a tabela SAC (Sistema de Amortização Constante) e a tabela PRICE.

Na tabela SAC, as parcelas são decrescentes ao longo do tempo, enquanto na tabela PRICE, as parcelas são fixas. Sendo assim, analise a melhor opção para financiar o seu imóvel.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.