Entenda como a Reforma Tributária pode impactar o Seu Bolso: Imposto de Consumo deve variar de 20% a 30%

A Reforma Tributária é um assunto de extrema relevância no Brasil, uma vez que o sistema tributário atual não atende plenamente aos princípios de simplicidade, justiça e eficiência. Com o intuito de corrigir essa situação, foi proposta a Emenda Constitucional 45/2019, que está em análise no Senado. O objetivo dessa reforma é a criação de um novo imposto sobre o valor agregado (IVA), com uma alíquota que deve variar entre 20,03% e 30,7%.

O Contexto Atual do Sistema Tributário Brasileiro

De acordo com o último Relatório de Acompanhamento Fiscal (RAF), publicado pela Instituição Fiscal Independente (IFI), o Brasil possui uma matriz tributária regressiva, na qual os impostos sobre o consumo de bens e serviços têm um peso significativo. Isso reflete diretamente na elevada alíquota do novo imposto sobre o valor agregado.

A complexidade e falta de transparência do sistema tributário atual são apontadas como obstáculos para a eficiência e justiça fiscal. Portanto, a reforma tributária se mostra como uma medida estratégica e necessária para corrigir essas deficiências.

Objetivos da Reforma Tributária

A proposta de reforma tributária tem como objetivo principal a observância de princípios como equidade, simplicidade, transparência, eficiência e neutralidade. A alíquota elevada do novo imposto sobre o valor agregado reflete a necessidade de uma mudança estrutural no sistema tributário brasileiro.

A criação de um imposto sobre o valor agregado busca simplificar a cobrança de impostos, eliminando a cumulatividade e reduzindo a carga tributária sobre o consumo. Além disso, a reforma tributária visa promover uma distribuição mais justa da carga tributária, de forma que os impostos sejam pagos de acordo com a capacidade contributiva de cada cidadão.

O Papel do Congresso Nacional na Reforma Tributária

A proposta de emenda constitucional da reforma tributária foi aprovada pela Câmara dos Deputados e agora está em análise no Senado. O texto aguarda o relatório do senador Eduardo Braga na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

A importância do Congresso Nacional nesse processo é evidente, uma vez que é responsável por analisar e votar as mudanças propostas. A reforma tributária é uma pauta prioritária para o país e requer um debate amplo e profundo para que sejam alcançados os objetivos desejados.

Impactos da Reforma Tributária na Economia Brasileira

A reforma tributária tem o potencial de impactar significativamente a economia brasileira. A redução da carga tributária sobre o consumo pode estimular o crescimento econômico, incentivando o consumo e o investimento.

Além disso, a simplificação do sistema tributário pode reduzir os custos de conformidade das empresas, facilitando a vida dos empreendedores e contribuindo para a geração de empregos.

Análise do Banco Central

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central publicou uma ata que destaca a importância da reforma tributária para o cenário macroeconômico do país. A ata aponta para uma melhoria do cenário econômico e um ambiente mais favorável para a inflação brasileira.

A redução da taxa básica de juros, que ocorreu recentemente, também é mencionada como um fator que contribui para a melhoria do ambiente econômico. Os avanços institucionais, como o arcabouço fiscal e a própria reforma tributária, são vistos como elementos que permitem o início do ciclo de afrouxamento da política monetária.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.