Entenda as diferenças entre os partidos Whig e Tory

Partidos do Reino Unido: Whig e Tory

Os principais partidos do Reino Unido durante a Idade Moderna e parte da Idade Contemporânea foram o Whig e o Tory.

Dessa maneira, quando estudamos qualquer evento dessas duas fases, é crucial que saibamos distinguir corretamente os ideais de cada partido e o que cada um deles apoiava.

Além disso, questões sobre os dois partidos já apareceram em diversas provas de história geral, com um destaque para aquelas dos vestibulares.

Partido Whig: Introdução

O partido Whig, conhecido como Whig Party, reunia as tendências liberais do Reino Unido e fazia oposição ao partido Tory, considerado conservador. O Whig formou aquilo que hoje conhecemos como Partido Liberal Democrata do Reino Unido, sendo responsável por um considerável número de cadeiras no Parlamento. Ainda, alguns especialistas afirmam que uma vertente do partido Whig poderia também ter sido responsável por formar o Partido Trabalhista britânico, denominado de Labour Party.

Além disso, é válido ressaltar que o partido Whig era fortemente sustentado pelos protestantes das sociedades do Reino Unido, especialmente aqueles calvinistas, a partir do século XVI.

O partido teria exercido forte influência até o fim da Primeira Guerra Mundial, em 1918. Após o fim da Grande Guerra, o Whig seria substituído pelo Labour Party.

Partido Whig: Origem

O termo Whig teria surgido de uma marcha realizada sobre a cidade de Edimburgo no ano de 1648, com o objetivo de evitar a tomada de parte da Escócia (país membro do Reino Unido) pelo rei Carlos I na Guerra Civil Inglesa, também conhecida como Revolução Puritana. Isso porque, a marcha teria sido apelidada de marcha dos whiggamores. Posteriormente, aqueles que haviam participado do evento ou defendiam os seus ideais seriam denominados de whigs.

O principal membro do partido Whig foi Oliver Cromwell, justamente um dos principais participantes da Revolução Puritana. Cromwell e seus seguidores apoiavam a centralização do Parlamento a religião protestante.

Partido Tory: Introdução

O partido Tory concentrava os membros mais conservadores do Parlamento britânico e também os membros da aristocracia.

O Tory teria sido criado no ano de 1678 como uma forma de oposição ao Whig, partido liberal. Isso porque, os Whigs apoiavam a exclusão do rei Jaime II, católico, do trono do Reino Unido. Assim, aqueles que apoiavam o rei se uniram no partido Tory para contrapor os liberais.

Ainda, alguns dos membros do partido possuíram uma importante participação na Revolução Gloriosa, de 1688, mesmo que nem todos apoiassem esse importante evento.

Por fim, o partido teria sofrido uma última grande transformação ideológica no ano de 1834, quando Robert Peel, político britânico, teria criado um manifesto expondo os novos ideais conservadores do Tory.

Partido Tory: Origem

Historiadores afirmam que o nome Tory teria se originado a partir da palavra depreciativa da língua irlandesa thairide, que significa “homem que se dedica ao roubo” ou simplesmente “bandoleiro”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.