Entenda a Corrente de Humboldt 

A Corrente de Humboldt é uma corrente marítima de superfície do Oceano Pacífico, sendo considerada a mais gelada do planeta, com cerca de 8°C abaixo da temperatura média dos oceanos. 

A saber, as correntes marítimas são afetadas pela rotação terrestre e pela ocorrência de ventos. Desse modo, porções de água, seja quente ou fria, acabam se deslocando em diferentes direções pelos oceanos e mares. 

Nesse contexto, elas acabam impactando o clima, a pressão e a umidade dos locais, mantendo o equilíbrio da temperatura na Terra. 

Do mesmo modo que as massas de ar, porções de ar que se movimentam em várias direções do planeta, corroboram para as mudanças climáticas. 

Em síntese, as correntes marítimas quentes surgem nas regiões equatoriais e se deslocam para as regiões temperadas e frias. 

Já as correntes marítimas frias nascem nas regiões polares e se deslocam em direção às regiões tropicais e quentes. 

A Corrente de Humboldt poderá aparecer em questões do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e demais vestibulares do país. Por isso acompanhe o artigo e saiba mais sobre o assunto! 

Principais características da Corrente de Humboldt

O termo criado para corrente de “Humboldt” é derivado do geógrafo alemão que a descobriu durante uma expedição pelo continente americano nos séculos XVIII e XIX: Alexander Von Humboldt (1769 – 1859). 

A corrente de Humboldt nasce próximo da Antártida e acaba se deslocando no sentido norte do Oceano Pacifíco, viajando pela costa ocidental da América do Sul, pelas regiões litorâneas do Chile e Peru.

A saber, ela é responsável pela criação dos desertos por conta da baixa temperatura e pouca umidade relativa do ar transferida para a atmosfera. 

Além disso, a Cordilheira dos Andes, forma uma enorme barreira retendo a umidade. Dessa maneira, a evaporação das águas acaba impedida, formando uma massa de ar seca, corroborando para a formação do Deserto do Atacama, no Chile. 

Ademais, a corrente de Humboldt corrobora para economia chilena e peruana, sendo este último um dos maiores produtores de peixe do mundo, com cerca de 15% da pesca do planeta.

Afinal, existe um grande plâncton, considerada a base da cadeia alimentar dos ecossistemas marítimos, servindo de alimento para os peixes. 

Já o Chile acaba se beneficiando da corrente de Humboldt, na medida em que os vinhedos, para produção de vinho, precisam de um clima frio para se desenvolverem satisfatoriamente. 

No entanto, a corrente de Humboldt está ameaçada por problemas ambientais por conta da exploração de petróleo, pesca excessiva, poluição, entre outros fatores. 

Todos esses problemas corroboram para aumentar ainda mais as ameaças a diversas espécies, desequilibrando o ecossistema. 

Por fim, durante o El Nino, a corrente de Humboldt não consegue emergir para a superfície na linha do Equador, cedendo lugar a uma corrente quente, afugentando os peixes, gerando secas ou aumento das chuvas. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre a corrente de Humboldt?

Não deixe de ler também – Geografia: O que são as correntes marítimas?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.