Geografia: O que são as correntes marítimas?

As correntes marítimas ou oceânicas são grandes influenciadoras no clima das regiões em que atuam, visto que através delas transporta-se umidade e calor. 

Por conta delas, enormes porções de água deslocam-se nos oceanos do planeta. Esses fluxos concentram gigantescas quantidades de águas oceânicas e são formados devido às diferenças entre as variações de pressão e temperatura atmosférica, salinidade das águas e movimento de rotação da Terra. 

Todavia, as correntes marítimas agem ou não de forma ordenada, além de influenciar diretamente no clima, contribuindo para a biodiversidade marinha e a vida do planeta. 

Correntes marítimas podem aparecer em questões de vestibulares, assim como no Enem na disciplina de Geografia. Por isso vale a pena ficar ligado, acompanhe!

Tipos de correntes marítimas

Em síntese as correntes marítimas podem ser divididas em duas, são elas:

  • Quentes: Em síntese, são superficiais, o que torna a temperatura das águas mais altas. Formam-se na linha do Equador com destino aos polos. Como por exemplo as correntes do Brasil, Golfo, Guiana, entre outras.
  • Frias: Em resumo são correntes marítimas mais fundas e por isso apresentam temperaturas mais baixas. São formadas nos polos em direção ao Equador, como por exemplo a corrente Humboldt, Canárias, Malvinas, entre outras.

Importância

As correntes marítimas são fenômenos significativas para o planeta. Tendo em vista que ela influencia diretamente no clima onde agem. 

Através delas tem-se o equilíbrio das temperaturas e umidades das regiões que fazem parte do globo. Vale ressaltar que por conta delas há o equilíbrio do ecossistema marinho, além de contribuir para o desenvolvimento econômico oriundo da pesca. 

Um exemplo que merece destaque é a corrente do golfo, ela forma-se no golfo do México e vai em direção a Europa, agindo diretamente na temperatura da região; 

Por conseguinte, a corrente do golfo atenua as temperaturas geladas do noroeste europeu, contribuindo para a vida local.

Contudo, devido ao Aquecimento Global a corrente do golfo tem sido fortemente impactada, por conta do derretimento das geleiras, deixando o planeta em alerta.  Diversos especialistas apontam cenários de caos caso não seja tomada as devidas medidas. 


E então, gostou de conhecer mais sobre o tema?

Não deixe de ler também – Geografia: Características do rio Amazonas e seus afluentes

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.