Tipos de reuniões – Você conhece os mais comuns?

Você sabia que existem alguns tipos de reuniões diferentes que costumam acontecer nos espaços corporativos? Se ainda não conhecia, talvez este seja um bom momento para saber mais sobre o assunto. Neste texto, trouxemos algumas características de reuniões mais comuns, a fim de lhe ajudar a compreender um pouquinho mais sobre esse universo. Acompanhe!

Conheça os tipos de reuniões mais comuns

Existem muitos tipos de reuniões que podem acontecer no dia a dia. Cada qual com seus objetivos, escopo e finalidades. Afinal, cada momento de um processo exige uma reunião alinhada às necessidades do time, certo? Por isso, existem muitas opções que podem ser colocadas em prática na hora de reunir o time de uma forma organizada e inteligente. Veja:

1. Reunião de brainstorm e inovação

Quando a empresa está em busca de novas ideias e precisa investir em boas inovações, a reunião de brainstorm pode ser solicitada. Neste caso, a equipe irá discutir ideias, trazer novas possibilidades, traçar caminhos inovadores, etc. Todas as ideias e insights são bem-vindos, afinal, à medida que esse tipo de ideia é lapidada, as chances de ter bons resultados são maiores.

2. Reunião para feedback

A reunião de feedback costuma acontecer entre duas pessoas. Normalmente, serve para realinhar algumas coisas, apontando o que está sendo bem desenvolvido e o que exige melhorias. Inclusive, esse tipo de feedback pode acontecer tanto por parte do líder, quanto do liderado. Afinal, líderes também merecem e devem receber feedbacks.

Você também pode gostar:

3. Reunião para planejamento e construção de metas

A reunião de planejamento e construção de metas, como o próprio nome nos dá a entender, ajuda o time na hora de traçar os próximos passos. Ela pode ser usada no início de um novo projeto, ou até mesmo quando há algo andando, mas que precisa de uma lapidada e novos direcionamentos, com objetivos mais claros e alinhados à realidade da empresa.

4. Reunião para tomada de decisão

Quando um time precisa tomar uma decisão importante, esse tipo de reunião pode ser agendada. Afinal, não dá para decidir algumas coisas por e-mail ou mensagem em aplicativo, certo? Sendo assim, esse é um dos tipos de reuniões mais recorrentes, já que as grandes empresas precisam tomar decisões de forma constante.

5. Reunião para acompanhar progresso

Durante o desenvolvimento de uma série de projetos e atividades, a reunião de progresso, também chamada de reunião de time, pode ser bem relevante. Neste tipo de reunião, os colaboradores podem apresentar o que estão desenvolvendo, quais resultados estão atingindo e quais são os próximos passos.

Assim, é possível criar uma sintonia maior entre cada integrante do time, auxiliando muito na hora de formar uma equipe focada e direcionada às mesmas ideias. Por isso, esse tipo de reunião costuma acontecer com uma maior constância.

Além disso, podemos dizer que em muitos casos esse tipo de reunião pode, ainda, auxiliar no mantimento da motivação do time. Afinal, ele poderá ficar mais engajado entre si, entendendo melhor o que está acontecendo, o que precisa acontecer, e assim por diante. Desse modo, a visão clara do que vem sendo feito ajuda as pessoas na hora de se sentirem motivadas para seguir adiante.

 

Quais dos tipos de reuniões você costuma participar mais?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.