Como enganar a vontade de comer doces?

Nem sempre é fácil enganar a vontade de comer doces e começar a reduzir a ingestão de alimentos açucarados, não é mesmo? Por isso, neste texto nós trouxemos algumas dicas que podem ajudá-lo a, aos poucos, vencer esse tipo de questão. Acompanhe!

Como enganar a vontade de comer doces?

Apesar de não haver uma fórmula mágica de como enganar a vontade de comer doces, podemos driblar o desejo de algumas maneiras. Veja só:

1. NÃO tenha doces em casa

Primeiramente, a dica mais óbvia, mas que nem sempre nos damos conta: não tenha doces em casa.

Pois pare e pense: quantas vezes você está em um momento de tédio, ou até mesmo se sentindo um pouco deprimido por alguma coisa, e lembra que tem uma caixa de chocolate na gaveta da cozinha? Por se lembrar, acaba indo até lá para, simplesmente, comer uns docinhos, sem controle algum… pois é!

Por isso, tornar o consumo um pouco mais difícil, comprando menos ou nem tendo doces em casa, pode ser interessante.

Na hora em que estiver no mercado, pense: se eu comprar, é porque vou comer em algum momento. E será que eu, racionalmente, quero isso?

2. Troque a sobremesa doce por uma fruta

Sabe aquele momento depois do almoço que o desejo de comer um pudim de chocolate de sobremesa é muito grande? Então… esse desejo pode ser parcialmente suprido com uma fruta.

A fruta também tem um gostinho levemente doce, o que ajuda a enganar o paladar e fazer com que o desejo de doce passe mais facilmente.

Depois de comer a sua fruta, considere escovar os dentes para também usar isso como forma de enganar a vontade de comer doces.

3. Comece a experimentar mais alimentos amargos

Começar a incluir mais alimentos amargos na sua dieta também pode ser uma boa ideia. Por exemplo, reduzir o açúcar do café a ponto de deixá-lo amargo é uma maneira de acostumar o paladar, aos poucos, com esse tipo de sabor.

Logo, o desejo de doce poderá ser diminuído com o passar do tempo, pois você poderá apreciar outros tipos de alimentos, como o chocolate amargo, por exemplo.

4. Pratique exercícios físicos

Você sabia que a prática de exercícios físicos também ajuda a enganar a vontade de comer doces? Isso decorre do fato de que uma vida ativa aumenta a sensação de prazer e bem-estar no cotidiano. Ao aumentar essas sensações, temos a possibilidade de nos sentirmos mais felizes e de bem com a vida!

Consequentemente, aquela tentação de comer um doce “para se sentir mais feliz” pode diminuir. Afinal, o bem-estar estará fazendo parte da rotina, não é mesmo?

5. Tenha um momento para consumir um doce

Você não precisa criar uma dieta extremamente restritiva e nunca mais comer nenhum tipo de doce. Até porque, esse comportamento pode causar efeito rebote: você consumindo muito doce para compensar a falta que sente.

Sendo assim, considere ter pequenos momentos para consumir uma quantidade equilibrada de doce, caso não haja nenhuma contraindicação médica.

Por exemplo, na sexta-feira, consumir um café com chocolate 50% cacau.

Perceba que, dessa forma, você mantém o contato com o doce que gosta, mas sem exagerar na quantidade.

Pense nessa possibilidade e lembre-se de conversar com o seu nutricionista para não errar na quantidade de doce, ok? 😉

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.