Enem poderá ser feito em duas etapas a partir de 2024

O ensino médio no Brasil está sendo reformulado e a implementação do novo currículo já está em andamento. De acordo com o Ministério da Educação, a implementação do novo currículo será gradual, começando pela 1ª serie do ensino médio em 2022. Desse modo, o formato do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também deverá passar por mudanças.

Conforme proposta apresentada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), o Enem poderá ser feito em duas etapas a partir de 2024, ano no qual o MEC prevê a implementação total do novo currículo.

Enem deve contemplar os itinerários formativos

O novo ensino médio amplia a carga horária de 2400 horas para 3 mil horas. Do total, 1800 horas serão destinadas para as disciplinas obrigatórias da BNCC e 1200 horas para os itinerários formativos, que dão liberdade para os estudantes escolherem parte do currículo de acordo com suas aspirações profissionais.

O Enem deve contemplar também as mudanças estabelecidas pela Lei nº 13.415/2017. Nesse sentido, o CNE propôs que o Enem seja feito em duas fases, sendo a segunda fase voltada para a avaliação da formação técnica e profissional.

A segunda fase contaria com as seguintes provas: Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM); Ciências Sociais Aplicadas; Humanidades, Linguagens e Artes; e Ciências Biológicas e Saúde.

Portanto, se a proposta for aprovada, o Enem contará com a aplicação das provas gerais, segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) numa primeira etapa. Já as provas da segunda etapa serão específicas, ou seja, os estudantes responderão provas de acordo com a área vinculada ao curso superior no qual eles desejem ingressar.

A votação da proposta do CNE deve acontecer ainda neste mês. Caso a proposta obtenha aprovação, o Inep deve reformular as provas do Enem.

Confira mais informações sobre o novo ensino médio.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também A UEMA irá divulgar resultados dos pedidos de isenção do PAES 2022 em janeiro; confira datas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.