Novo Ensino Médio será implementado a partir de 2022

O Ministério da Educação planeja a implementação da reforma do Ensino Médio a partir de 2022. De acordo com o cronograma da pasta, o Novo Ensino Médio começará a ser implementado nas escolas públicas e particulares na 1ª série, de forma progressiva.

Posteriormente, haverá o avanço para as 1ª e 2ª séries em 2023, alcançando a 3ª série apenas em 2024. Desse modo, o MEC prevê completar o ciclo da reforma no prazo de três anos.

Por meio da portaria de Nº 521, a pasta detalhou um cronograma de ações para a efetivação do Novo Ensino Médio em todo o país. De acordo com o documento, o MEC irá dar apoio às redes de ensino para que ocorra a formação continuada dos profissionais da educação. Essa formação será necessária para o alinhamento com a BNCC, por exemplo.

Novo Ensino Médio tem carga horária ampliada

A Lei nº 13.415/2017, que altera o modelo de ensino, amplia a carga horária de 2400 horas para 3 mil horas. Do total, 1800 horas serão destinadas para as disciplinas obrigatórias da base Nacional Comum Curricular e 1200 horas para os itinerários formativos. As escolas e os professores deverão estar preparados para auxiliar os alunos na escolha dos itinerários.

Conforme a nova lei, cada unidade escolar deverá ofertar ao menos uma opção complementar à formação dos alunos. Ao todo, são cinco os itinerários formativos: 

  • Linguagens e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias ciências;
  • Humanas e sociais aplicadas;
  • Formação técnica e profissional.

De acordo com a portaria, as redes de ensino terão autonomia para definir os itinerários ofertados. Clique aqui e confira mais detalhes na portaria do MEC sobre o Novo Ensino Médio.

Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Veja também Inep irá aplicar provas do Enem PPL 2021 em 11 e 12 de janeiro de 2022.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.