Enem: Ministro da Educação diz que “se houve razões sérias”, reaplicação a estudantes RJ está prevista no edital

Ao ser questionado por jornalista sobre a possibilidade de reaplicação das provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2021 a estudantes do Completo do Salgueiro, no Rio de Janeiro, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou que “se houve razões sérias”, a reaplicação está prevista no edital.

No último domingo (21), uma ação policial resultou em pelo menos 9 mortes no Complexo do Salgueiro. De acordo com moradores de São Gonçalo, cerca de 500 estudantes da região não puderam comparecer no primeiro dia provas do Enem devido à operação.

A declaração foi feita por Ribeiro neste domingo (28). O ministro fez uma visita a um dos locais de aplicação do segundo dia de provas do Enem, em Aracaju.

Abaixo-assinado e pedido da DPU

Além da interrupção de vários serviços, a operação gerou insegurança em vários participantes do Enem, que tiveram receio de sair de casa em meio aos tiros. Diante disso, os moradores organizaram um abaixo-assinado solicitando a reaplicação do exame para os estudantes afetados.

A Defensoria Pública da União (DPU) já havia solicitado ao Inep a reaplicação de provas para estudantes do Complexo do Salgueiro. Conforme o documento da DPU, houve a interrupção de serviços na região devido à ação policial.

No documento, a DPU solicitou ainda que a autarquia federal apresente o número de estudantes que moram ou que fariam o exame na região e que faltaram à prova.

Conforme o edital do Enem, a reaplicação das provas é prevista em caso de problemas logísticos ou de doenças infectocontagiosas. De acordo com o Inep, a reaplicação do exame será nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022, mesma data da aplicação das provas do Enem PPL. 

Confira detalhes sobre o Enem no edital.

Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Inep encerra inscrições para 2ª etapa do Revalida 2021 neste domingo (28).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.