Entrevista de emprego: a análise de compatibilidade deve ser feita por todos os envolvidos

Entrevista de emprego: a análise de compatibilidade deve ser feita por todos os envolvidos no processo. Veja dicas para o candidato!

Um processo seletivo engloba vários fatores e requer do candidato um direcionamento, por isso, participar de uma entrevista de emprego é um momento de tensão para muitos profissionais.

Entrevista de emprego: a análise de compatibilidade deve ser feita por todos os envolvidos

Para que o profissional consiga se colocar positivamente durante o processo seletivo, é necessário que tenha clareza de que o seu perfil já foi selecionado porque ele possui pontos relevantes dentro da entrevista de emprego; o que ele precisa é conseguir dispor sua postura de maneira que tais pontos sejam explorados naturalmente.

Postura assertiva e um direcionamento positivo

Por isso, é fundamental para o candidato que tenha uma postura assertiva e um direcionamento positivo; bem como, é relevante que tenha atenção plena a fatores diretos e indiretos. Confira alguns pontos relevantes!

Gestos e postura

Enquanto candidato, procure chegar com um pouco de antecedência ao local da entrevista de emprego, cumprimente a todos os presentes e mantenha contato visual com o seu entrevistador. Além disso, também é relevante que o candidato não cruze os braços, não gesticule excessivamente e controle o seu tom de voz.

Não fique aquém do seu real potencial profissional

No entanto, ao prestar atenção a todos os seus movimentos, você pode elevar o seu nível de ansiedade Por isso, é importante que você entenda que o foco de todas as dicas em relação a uma entrevista de emprego, é que você consiga se direcionar naturalmente, já que esse estado ansioso que te domina, não é o seu estado natural, e acaba te deixando aquém do seu real potencial. Por isso, é relevante que o candidato tenha atenção plena ao seu próprio tom de voz. Dessa forma, esse controle ocorre naturalmente. 

O seu currículo e a análise da cultura da empresa

Além disso, conheça o seu currículo de forma aprofundada. No entanto, também é importante que o candidato entenda a cultura da empresa. Já que uma cultura Startup ou uma cultura tradicionalista requerem posturas diferenciadas.

Sendo assim, verifique quais foram suas contribuições em seus empregos anteriores, quais são os seus pontos fortes e os seus pontos fracos, atualmente. Porém, sempre apresente soluções e se direcione de acordo com a cultura da empresa.

Os valores dos envolvidos e a compatibilidade da vaga

Lembre-se de que essa análise também é importante para que você avalie a viabilidade da vaga, considerando os valores da empresa e os seus objetivos profissionais. Certamente, ao se atentar a estes pontos, você irá conseguir se direcionar de maneira natural e elevar as suas chances de conseguir um emprego que tenha uma real compatibilidade com você.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.