ENEM e vestibulares: quais foram os principais acontecimentos da Idade Média?

O termo “Idade Média” é usado para denominar uma fase muito importante da história da humanidade que aconteceu entre os século V e XV.

O período começou com a Queda do Império Romano do Ocidente, no ano de 476 d.C., e termina com a transição para a Idade Moderna e a Queda de Constantinopla, em 1453.

Diversos elementos da Idade Média são abordados com frequência por questões de história dentro das principais provas do país, como os vestibulares e o ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.

Assim, é muito importante que você saiba quais foram os principais acontecimentos da Idade Média. Para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo completo com os eventos mais relevantes do período. Vamos conferir!

Qual a importância da Idade Média?

A Idade Média é um período histórico que se estende aproximadamente do século V ao século XV, entre a queda do Império Romano do Ocidente e o Renascimento.

O período medieval possui um papel fundamental no desenvolvimento da civilização ocidental e deixou um legado muito importante em diversas áreas do conhecimento humano.

Segundo historiadores, a Idade Média pode ser dividida em dois períodos: a Baixa Idade Média e a Alta Idade Média.  Os dois períodos são igualmente importantes e trazem diversas inovações e transformações de grande relevância.

Principais acontecimentos da Alta Idade Média

A Alta Idade Média é o primeiro período da Idade Média. Essa fase do período medieval começou em meados do século V, com a queda do Império Romano. 

Foi durante essa fase que o Império Carolíngio foi formado e encontrou o seu apogeu com o governo de Carlos Magno. Além disso, é na Alta Idade Média que o Império Bizantino se desenvolveu enquanto uma continuação do Império Romano do Oriente.

Não podemos nos esquecer também de que essa fase da Idade Média também foi marcada pelo surgimento de novas religiões, como o islamismo, através do grande profeta Maomé. Além disso, foi nesse período que aconteceu também, o fortalecimento do catolicismo e a sua expansão pelo continente europeu, impulsionado pelo desenvolvimento da filosofia medieval. É válido destacar que foi durante a Alta Idade Média que o cristianismo se tornou a religião dominante na Europa Ocidental.

Também devemos mencionar que durante a Alta Idade Média foi criado o sistema feudal, importante forma de organização política, econômica e social predominante na Europa Ocidental.

O feudalismo era baseado na existência de grandes propriedades de terras (os feudos), as quais eram dominadas pelos senhores feudais. Nessas propriedades trabalhavam os servos, que cultivavam as terras e pagavam impostos para o senhor feudal.

Principais acontecimentos da Baixa Idade Média

Como mencionamos, a Baixa Idade Média é o segundo período da Idade Média, que começa no século XI.

Durante esse período fase, diversos Estados Nacionais se consolidaram e, com eles, as monarquias. Dentre o principal Estado Nacional, podemos citar a França, que será consolidada sob o governo do monarca Filipe, o Belo.

É também durante a Baixa Idade Média que o sistema feudal perde seu espaço e entrou em crise, principalmente devido a centralização do poder pelos reis. Com isso, os senhores feudais acabam perdendo a sua influência e outros sistemas foram desenvolvidos em seu lugar.

No mesmo período tiveram início também as Cruzadas, expedições militares cristãs que tinham como principal objetivo retomar Jerusalém, que havia sido dominada pelos chamados “infiéis”, ou seja, os muçulmanos. Devemos destacar que além da unificação do catolicismo sobre a Igreja de Roma, as forças cristãs buscavam a abertura do comércio europeu em territórios do Oriente.

Por fim, não podemos deixar de destacar que a Baixa Idade Média foi caracterizada por uma grande quantidade de conflitos, como a Guerra de Cem anos, e também por epidemias, como a Peste Negra, que exterminou cerca de um terço da população europeia ao longo do século XIV.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.