Enem e vestibulares: Como as geleiras se desgastam 

Quando a gravidade faz com que o gelo desça pela encosta de uma montanha, há duas maneiras de a rocha abaixo sofrer erosão. São elas: derretimento e abrasão.

A meteorização por congelamento e descongelamento é um processo que também afeta os ambientes glaciais.

Processos de erosão das geleiras

A coleta ocorre quando a água derretida de uma geleira congela em torno de pedaços de rocha rachada e quebrada. 

Quando o gelo desce a colina, a rocha é desprendida da parede posterior. A separação é particularmente eficaz quando a rocha contém juntas (rachaduras) para as quais a água pode penetrar. 

A água do degelo é encontrada sob uma geleira por conta do peso do gelo. A grande pressão faz com que o gelo na base da geleira derreta. Esse fenômeno é conhecido como derretimento por pressão. 

Além disso, a água do degelo flui da superfície da geleira até sua base através de grandes rachaduras, conhecidas como fendas no gelo.

Já o processo de abrasão ocorre quando a rocha que está congelada na base e na parte de trás da geleira, sendo assim acaba raspando o leito rochoso. Ela age como uma lixa e corrói a rocha. 

Danos enormes podem ser causados por pedras muito grandes. Enormes rachaduras criadas na rocha por esse processo são chamadas de estrias.

Quando ocorre um grande desgaste, isso aumenta a taxa de abrasão, pois boa parte da rocha é incrustada na base da geleira.

No topo da geleira, o gelo não se move em linha reta – ele se move em um movimento circular chamado deslizamento rotacional. Isso pode erodir buracos na paisagem e aprofundá-los em formas de tigela.

Efeito provocado por congelamento e descongelamento

O intemperismo é a quebra da rocha no local onde ela se encontra. O congelamento-descongelamento ocorre quando a água do degelo ou da chuva penetra em rachaduras na rocha, geralmente na parede posterior. 

Ao longo da noite, a água congela, se expande e faz com que a rachadura fique maior. Eventualmente, a rocha se soltará.

Em áreas glaciais, a meteorização congelada-descongelada (ou quebra do gelo) ocorre nas superfícies rochosas acima da superfície do gelo e em suas margens.

A evidência de intemperismo congelamento-descongelamento é vista em características da paisagem chamadas encostas de cascalho e campos de blocos. Em um exemplo prático, estas são pilhas de rocha que cobrem grandes áreas de planalto no Reino Unido. 

Algumas encostas de cascalho e campos de blocos são da última era do gelo, entretanto, outras foram formadas mais recentemente.

E então, gostou de saber um pouco mais sobre como as geleiras se desgastam? Não deixe de ler também – Atualidades: Conheça as características do Monte Etna

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.