ENEM e vestibulares: as principais obras de Jorge Amado

Conheça os principais livros desse autor

Jorge Amado viveu entre os anos de 1912 e 2001 e é considerado um dos principais escritores da literatura brasileira e, mais especificamente, do movimento modernista brasileiro, do qual fazia parte. 

Obras do autor são abordadas frequentemente por questões de literatura e de português dentro das principais provas do país, como os vestibulares e a prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Ainda, alguns romances de Amado também fazem parte da listas de leituras obrigatórias dos vestibulares brasileiros.

Dessa forma, para que você consiga garantir um bom desempenho nas suas provas, o artigo de hoje trouxe um resumo com tudo que você precisa saber sobre as principais obras de Jorge Amado. Vamos conferir!

Jubiabá (1935)

Jubiabá é dos primeiros romances de Jorge Amado que foi publicado no ano de 1935.

O enredo da obra narra a história de Antônio Balduíno, um jovem negro que cresce na Bahia e passa a atuar como um líder comunitário. O livro retrata temas muito importantes, como a discriminação racial, a cultura afro-brasileira e a luta pela igualdade de direitos. 

Ao longo do romance, Amado realiza uma obra que faz uma crítica social à sociedade brasileira e ao preconceito racial que ainda persiste no Brasil.

Capitães da Areia (1937)

Capitães da Areia é uma obra publicada em 1937 que faz parte da segunda fase do Modernismo brasileiro. O romance é extremamente abordado pelos mais variados vestibulares brasileiros e pela prova do ENEM e, além disso, já fez parte da lista de leituras obrigatórias de provas muito importantes, como o vestibular da Fuvest.

O título “Capitães da Areia” está diretamente relacionado ao enredo do livro, uma vez que esse é o nome do grupo de meninos protagonistas que vivem em situação de rua na cidade de Salvador. Os meninos são menores de idade e representam as desigualdades e injustiças presentes no Brasil da época.  O livro, considerado a obra-prima de Amado, traz uma verdadeira denúncia social das condições de vida dos meninos de rua da Bahia.

O líder do grupo é o personagem Pedro Bala. Professor é outro dos meninos do grupo: ele recebe esse nome pois é o único que sabe ler dentro do grupo. O grupo é inicialmente formado somente por meninos, mas a menina Dora logo fará parte do bando.

A obra é narrada em terceira pessoa e conta com a presença de um narrador onisciente que conhece todos os sentimentos mais profundos dos protagonistas. A linguagem usada por Amado apresenta diversas trações de coloquialidade, uma vez que o autor quer representar fielmente a realidade em que os meninos vivem.

Por fim, devemos ressaltar que a obra não possui somente um protagonista, uma vez que o grupo de meninos como um todo é necessário para o desenvolvimento da narrativa.

Gabriela, Cravo e Canela (1958)

Gabriela, Cravo e Canela, publicado no ano de 1958, é um dos livros mais conhecidos de Jorge Amado, tendo sido inclusive transformado em novela.

O enredo do romance se passa na cidade de Ilhéus, na Bahia, na década de 20, e acompanha a chegada de Gabriela à cidade. Ela acaba trabalhando como cozinheira na casa de um comerciante, Nacib, que se apaixona por ela. O livro é uma celebração da cultura e da beleza da Bahia, e mostra a luta pela sobrevivência e a transformação da sociedade da época

Dona Flor e seus Dois Maridos (1966)

Dona Flor e seus Dois Maridos é um romance de Jorge Amado que foi publicado no ano de 1966. O enredo também se passa em Salvador, na década de 40.

No livro, Amado narra as aventuras de Dona Flor, uma viúva que decide se casar de novo, mas com um homem completamente diferente do seu primeiro marido. Porém, depois de um tempo, ela começa a sentir saudades do primeiro marido.

O livro é uma comédia de costumes que retrata diversos aspectos da cultura e das tradições da Bahia. Na verdade, o retrato da cidade de Salvador e de sua cultura dentro do livro é um dos principais aspectos de toda a obra.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.