ENEM e vestibulares: a Batalha de Monte Castelo

Um resumo completo sobre esse tema

Batalha de Monte Castelo: resumo completo para as suas provas

O termo “Batalha de Monte Castelo” é usado para definir um conflito que aconteceu no final da Segunda Guerra Mundial e envolveu o Brasil.

O assunto é especialmente cobrado por provas brasileiras devido à participação da FEB (Força Expedicionária Brasileira) no conflito.

Assim, é fundamental que você domine as principais características e a importância desse conflito. Para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo completo sobre a Batalha de Monte Castelo. Confira!

O que foi a Batalha de Monte Castelo?

A Batalha de Monte Castelo foi a mais importante vitória do Brasil e que contribuiu não somente para a expulsão dos nazistas da Itália, mas também para o fim da guerra.

A Força Expedicionária Brasileira esteve presente na Segunda Guerra Mundial entre 24 de novembro de 1944 e 21 de fevereiro de 1945.

A tropa brasileira da FEB era formada por 25 mil soldados e lutou na Segunda Guerra Mundial ao lado dos Aliados, ou seja, da Inglaterra, França, URSS e Estados Unidos, como parte da Política da Boa Vizinhança entre Franklin D. Roosevelt e Getúlio Vargas.

Contexto da Batalha de Monte Castelo

Durante a Segunda Guerra Mundial, os nazistas mantinham a Linha Gótica, um sistema de defesa contra o avanço das tropas aliadas na Itália.

Porém, as tentativas de superar a linha e expulsar definitivamente os nazistas já estavam sendo realizadas há anos, mas sem sucesso. Assim, a FEB foi convocada para ajudar os aliados a superarem o objetivo.

Antes da vitória, a Força Expedicionária havia realizado quatro tentativas, mas os nazistas possuíam tropas experientes e muitos pontos de fortificação, além de uma visão privilegiada.

Desfecho

Em 21 de fevereiro de 1945, os pracinhas, ao lado dos Aliados, avançaram na direção dos alemães em Monte Castelo, norte da Itália.

Os alemães procuraram resistir, mas às 15h30 os brasileiros conquistaram a cidade. Apesar das dificuldades, os pracinhas venceram a batalha, que passou a receber o nome da cidade italiana em que estava o forte nazista. A vitória fez com que os nazistas fossem derrotados e muitos se retirassem, abrindo caminho para as tropas aliadas e a expulsão definitiva da Alemanha de territórios italianos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.