Enem e vestibulares: 3 filmes que abordam o desastre em Chernobyl

O acidente em Chernobyl aconteceu em 1986 e ficou marcado como uma das maiores catástrofes da humanidade. 

O desastre aconteceu por causa de uma explosão em um reator nuclear, ocasionando uma enorme liberação de resíduos tóxicos em localidades da Belarus, Ucrânia e Rússia. 

Para se ter uma ideia, o reator liberou 5% do material radioativo da Usina de Chernobyl. Além disso, o governo soviético teve que transferir cerca de 220 mil pessoas que moravam próximas à região do acidente de Chernobyl. 

O acidente de Chernobyl poderá ser cobrado em diversos vestibulares e no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Por isso, selecionamos dicas de documentários e séries sobre o desastre. Acompanhe. 

Chernobyl 3828 (Documentário)

O documentário produzido na Ucrânia mostra várias imagens de arquivo e filmagens feitas depois do acidente em Chernobyl.

O filme é dedicado aos liquidadores (civis ou militares), pessoas encarregadas de limpar uma das áreas de maior perigo, o telhado na zona “M”. 

O nome do filme é baseado nas 3.828 pessoas que buscam um local seguro, assim como a descontaminação dos escombros da usina.  

Chernobyl (Série)

A série retrata a explosão que ocasionou o acidente em Chernobyl. O desastre ficou marcado como um dos maiores da história, matando dezenas de pessoas, além de deixar várias sequelas.  

Na obra também é demonstrado os esforços do cientista Valery Legasov, a física Ulana Khomyuk e o vice-presidente do Conselho de Ministros Boris Shcherbina buscam encontrar as causas do acidente.

O Pica Pau Russo (Documentário)

A obra retrata a vida de um ucraniano vítima do acidente de Chernobyl que guardou um segredo sobre a tragédia ao longo de três décadas. 

Seu desejo é que o segredo seja revelado, mesmo com a Ucrânia passando por um período conturbado de sua história. 

A confissão pode custar sua vida, mesmo assim ele decide fazer parte da revolução e trazer à tona aquilo que estava guardado há tanto tempo. 

E então, gostou das dicas? Não deixe de ler também – Filmes sobre o acidente nuclear de Fukushima

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.