Qual é a diferença entre língua e linguagem?

É comum que muitos estudantes confundam o significado de língua e linguagem, no entanto, esses termos têm diferentes sentidos. Fazer a correta distinção é importante para evitar equívocos em discussões ou em avaliações, por exemplo, já que esses temas sempre se fazem presentes.

Por esse motivo, apresentamos abaixo a definição de língua e de linguagem para você entender bem no que ambas se diferem. 

O que é Linguagem

A linguagem refere-se a todo tipo de comunicação,  seja essa comunicação por meio da fala ou de gestos, sons, imagens etc. Desse modo, a linguagem tem relação com os processos de interação. 

Nesse sentido, abarca os diversos mecanismo que são usados para transmitir informações, ideias, experiências, desejos, sentimentos e muito mais. Nesse caso, não há restrição quanto aos códigos, assim, quaisquer conjuntos de sinais e signos cujo objetivo é comunicar são linguagem. 

Assim sendo, a linguagem não é exclusividade apenas dos seres humanos, mas é encontrada também entre os animais, que têm seus próprios mecanismos de linguagem. As abelhas, por exemplo, dispõe de um sofisticado esquema de comunicação, uma linguagem própria.

O que é Língua

O que difere a linguagem humana da animal, por exemplo, é a possibilidade de ser verbal ou não verbal. A linguagem verbal se dá através da fala. Esta, por sua vez, é parte da língua.

As definições de língua podem ser muitas, mas, nesse contexto, podemos dizer que língua consiste em um tipo de linguagem. Além de ser exclusiva do ser humano, a língua tem ainda um caráter social e cultural.

Nesse sentido, podemos definir língua como um código verbal, um conjunto de palavras organizadas por regras gramaticais específicas. As palavras são convencionadas pela comunidade, mas as regras obedecem a universais.

Apesar de tal simplificação em sua definição, a língua é um sistema complexo de elementos e se complexifica ainda mais em relação ao seu lado social. Para maior aprofundamento, é necessário recorrer a materiais mais completos da ciência que a estuda. 

A ciência que estuda tanto a linguagem como a língua e a fala é a linguística.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Clique aqui para ver mais resumos.
Veja O que fazer se “der um branco” na prova? Confira 3 dicas!
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.