Enem 2023 terá novos recursos de acessibilidade, informa Inep

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou na tarde de ontem (27) que as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 contarão com um novo recurso de acessibilidade para candidatos com deficiência visual. 

De acordo com o Instituto, o Cartão-Resposta do exame será impresso em uma versão tamanho 18 para pessoas com deficiência visual. Até a última edição, o cartão era impresso em fonte padrão tamanho 12 para todos os candidatos. O formato continuará o mesmo para candidatos que não possuem deficiência visual.

O Inep informou ainda que a folha de redação também terá uma versão ampliada para facilitar a leitura e a escrita para os candidatos com esse tipo de deficiência. Segundo a autarquia federal ligada ao Ministério da Educação (MEC), a novidade tem como objetivo possibilitar que os candidatos tenham mais autonomia no momento da transcrição das respostas e redação para a folha que será utilizada para a correção. 

De acordo com a coordenadora-geral de Desenvolvimento da Aplicação do Inep, Andréia Gonçalves, a maior queixa quanto aos recursos de acessibilidade era o tamanho do cartão-resposta das provas ampliada e superampliada. Desse modo, a coordenadora propôs ao Inep a ampliação dos cartões para todas as aplicações. “Conversamos com as instituições aplicadoras, com as gráficas e conseguimos ampliar o tamanho do cartão”, explica.

Além desse recurso de acessibilidade, o Enem já conta com diversos outros recursos para possibilitar a estudantes com deficiência ou mobilidade reduzida participarem do exame nacional.

Enem 2023

O Inep já publicou as principais datas do Enem 2023. Conforme o calendário, o período de inscrição será do dias 8 ao dia 19 de maio deste ano. Já a aplicação das provas do Enem 2023 estão marcadas para os dias 5 e 12 de novembro. 

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Fuvest divulga as principais datas e a lista de livros exigidos para o Vestibular 2024; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.