Enem 2023: saiba como organizar seus estudos e se preparar para a prova

Uma boa estratégia garante um ótimo resultado

No próximo mês haverá a abertura do processo de solicitação da isenção da inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Todavia, a avaliação será no mês de novembro, nos dias 5 e 12, e os estudantes de todo o Brasil já estão se preparando. Serão meses de dedicação e esforços para ir bem na prova.

A prova do Enem é importante visto que sua nota é utilizada para que os estudantes participem de processo seletivos para instituições de ensino superior. Analogamente, como o conteúdo é extenso, quem deseja ir bem na avaliação deve se preparar com antecedência, e buscar fazer um cronograma de estudos.

Ademais, a organização dos estudos é fundamental, visto que é necessário aproveitar ao máximo e assimilar todas as matérias que cairão na prova no fim do ano. Deve-se aproveitar o tempo, não deixar os estudos para a última hora. São milhões de candidatos, portanto, é preciso se destacar e garantir uma boa nota.

Felizmente, com algumas estratégias, o estudante pode garantir um melhor aproveitamento, mantendo o foco nos estudos diários, para que ele se mantenha motivado e disposto. Como o exame é dividido em várias áreas de conhecimento, ele precisa entender os assuntos e não apenas decorá-los.

1 – Organização do tempo

O estudante do Enem deve observar que é preciso pensar um dia de cada vez. É preciso aproveitar o tempo ao máximo, e ter em mente as atividades necessárias em seu dia a dia. Em síntese, o ideal é fazer uma planilha contendo o horário de trabalho, quando acorda, almoça e o horário dedicado a seus estudos.

2 – Prepare uma rotina de estudos

A princípio, o estudante para ser mais produtivo deve criar uma rotina de estudos e segui-la. Quem não trabalha pode se organizar melhor definindo os horários e o que estudar durante o dia. É uma maneira de aumentar a motivação e se acostumar com as mudanças de hábitos necessárias para ir bem na prova do Enem.

3 – Conteúdo a ser estudado

O conteúdo a ser estudado para a prova do Enem é bastante extenso, sendo necessário organizá-lo de acordo com a sua importância. A prova de redação, por exemplo, tem um grande peso na avaliação. Dessa forma, o ideal é que se estude o assunto com uma maior frequência para se preparar melhor.

4 – Simulados para o Enem

Uma boa maneira de se preparar para a avaliação é fazer simulados com frequência. Deve-se incluí-los em sua rotina. É possível encontrar um grande número deles na internet. Eles podem ser utilizados como uma autoavaliação do estudante para saber se ele está realmente preparado para a prova.

5 – Tirar as dúvidas 

Quem estuda sozinho normalmente não tem a possibilidade de tirar dúvidas com seus professores. Sendo assim, o ideal é buscar por videoaulas e materiais gratuitos disponíveis na internet. Aliás, pode-se pesquisar pelo assunto na web facilmente, e acessar as questões relativas ao conteúdo estudado.

6 – Métodos de estudo

O estudante também pode contar com métodos de estudo para se sair bem na prova do Enem. A técnica Pomodoro pode ser bastante útil e consiste em dividir a atividade em blocos. Deve-se estudar durante 25 minutos, com um foco total, e fazer um intervalo de cinco minutos. Há uma melhora na concentração.

7 – Ambiente tranquilo

Em suma, o estudante do Enem deve ter um ambiente tranquilo para estudar em seu dia a dia, facilitando a assimilação das matérias, seu foco e sua concentração. Deve-se ficar longe dos barulhos, como conversas, televisão, e notificação de celulares. O local deve ser silencioso e sem maiores distrações.

8 – Tecnologia 

Para ir bem na prova do Enem, o estudante precisa aproveitar ao máximo seus estudos. É necessário se desconectar da tecnologia, desligando o celular, o computador e outros aparelhos eletrônicos. Ele deve evitar se distrair visto que suas atividades requerem uma dedicação e um maior foco para aprender o conteúdo.

9 – Tempo para descanso

Em conclusão, depois de passar um bom tempo estudando, é preciso dar um descanso para o corpo e o cérebro. É uma forma dele absorver todo o conhecimento adquirido e de o aluno recobrar as suas forças. Deve-se observar que passar horas estudando pode não ser tão proveitoso assim. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.