ESTES golpes são os mais comuns na internet; fique ligado

Usuários devem ficar atentos para não terem suas ifnromações roubadas

Atualmente, a  internet está presente em todos os lugares, e é utilizada no dia a dia por quase todas as pessoas. Todavia, ela oferece inúmeras facilidades e benefícios, sejam pessoais, ou profissionais. No entanto, os usuários devem ficar atentos para não caírem em golpes que podem dar muita dor de cabeça.

Deve-se observar que diariamente, milhares de pessoas caem em golpes e fraudes, a partir do uso da internet, das mais variadas formas. Alguns usuários acabam vendo suas informações caírem na mão de terceiros, pessoas má intencionadas. Para se proteger, é preciso ficar atento e reconhecer as situações onde há perigo iminente. É necessário saber como evitar estes tipos de ações.

Analogamente, os golpistas atraem os usuários da internet de diversas maneiras, eles sabem disfarçar suas armadilhas que podem enganar as pessoas se elas não tiverem o devido cuidado. Felizmente, é possível reconhecer estas ações fraudulentas e se proteger, evitando assim, vários problemas.

De fato, muitas pessoas têm medo dos cibercriminosos. Os golpes podem sair muito caros. Uma empresa, por exemplo, pode ver suas informações confidenciais divulgadas na mídia, ou então, ser vítima de um sequestro, onde os golpistas exigem uma quantia de dinheiro para não espalharem estas informações.

Golpes mais comuns na internet

Boleto falso

Um dos golpes mais comuns na internet é o do boleto falso. Os golpistas enviam para os usuários este tipo de documento. As vítimas acreditam que ele é verdadeiro, já que contém todas as suas informações pessoais. Em alguns casos, os cibercriminosos também incluem dados das empresas e da cobrança.

Ademais, estes boletos podem ser enviados aos usuários de aplicativos da internet como o WhatsApp, acompanhados de outras informações como o pedido da cobrança. Em muitos casos, os golpistas enviam contas do dia a dia, como de telefone, da compra de produtos e serviços, entre outras.

Sendo assim, os usuários devem ficar atentos e observar todos os detalhes dos boletos enviados pela internet, conferindo as informações. Um ponto importante que deve ser observado, é sobre o destinatário do documento. Deve-se conferir as informações sobre a empresa ou pessoa, para evitar golpes.

Golpe por SMS

Os golpes realizados através de mensagens de SMS também são bastante comuns. Analogamente, os usuários podem receber em seu aparelho celular links de cobrança bastante verídicos, através da internet, o que pode fazer com que os usuários cliquem neles, caindo então no golpe dos cibercriminosos.

Ademais, é preciso tomar muito cuidado ao abrir mensagens recebidas por SMS. Pode acontecer de os golpistas solicitarem as informações financeiras de suas vítimas. Ao clicar em um link, o usuário também pode ver seus dados bancários caírem nas mãos de terceiros, o que pode levar a um grande prejuízo financeiro.

Isso se deve ao fato de que os golpistas através destas ações,  conseguem acessar os aplicativos em instituições financeiras dos usuários, pela internet. Desse modo, os criminosos podem tirar dinheiro de suas vítimas, e contratar uma série de serviços bancários, sem que os usuários percebam, em um primeiro momento.

WhatsApp

Os golpistas utilziam o aplicativo de conversas mais famoso da internet, o WhatsApp, para crimes dos mais diversos. A princípio, os cibercriminosos podem clonar o app de seus usuários, e, com seus dados e fotos em mãos, conseguem falar com familiares,e  amigos de suas vítimas, pedindo quantias de dinheiro.

Estas pessoas acabam acreditando na solicitação, visto que a foto e os dados dos usuários são reais. Como é alguém de confiança, elas caem no golpe e enviam valores devidos aos cibercriminosos. Para se proteger, é necessário ficar atento a solicitações de urgência, e entrar em contato com a pessoa.

Sites falsos da internet

Um golpe bastante comum que exige um certo cuidado é o dos sites falsos da internet. Em síntese, a grande maioria destes golpes, se dá quando a pessoa recebe em seu e-mail links que a levam até uma página falsa. Este tipo de ação se chama phishing, e faz com que os usuários enviem suas informações aos golpistas.

Além disso, a vítima também pode enviar dinheiro para os cibercriminosos, ou ainda, baixar aplicativos perigosos, que podem comprometer a segurança de seus aparelhos celulares. Em conclusão, é importante salientar que os usuários de internet não devem nunca clicar em links suspeitos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.