Enem 2022: 9 dicas para ir bem na redação

Confira algumas estratégias para se sair bem no dia da prova e se destacar de seus concorrentes

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizado no dia 20 de novembro deste ano. São três meses para que o estudante se prepare para a avaliação. É um período que exige foco, disciplina e força de vontade, para que se consiga alcançar seus objetivos. Deve-se ficar atento à assimilação das matérias estudadas e também se preparar para a temida redação.

Para que se faça uma redação de qualidade, capaz de ajudar na conquista de uma vaga na faculdade ou universidade, é preciso se dedicar, treinar com afinco, procurar aprender como fazer um bom texto e estudar os temas propostos em provas anteriores. Uma boa prova de redação pode ser a garantia para o seu sucesso.

Muitos jovens procuram por garantir a nota máxima na redação, visto que ela é uma parte importantíssima da prova. No entanto, poucos conseguem um resultado perfeito. No ano de 2021, em todo o país, apenas 22 pessoas cumpriram esse objetivo, o que mostra que a redação do Enem não é nada fácil.

Como emitir um cartão de crédito virtual do Nubank?

Felizmente, com algumas dicas, é possível se sair bem na redação. Todavia, deve-se observar que a prática leva a perfeição e que um aluno motivado possui mais chances de conquistar seus objetivos. Veremos abaixo algumas estratégias para se sobressair nesta parte da prova do Enem:

1 – Escreva diariamente

Como já falado anteriormente, deve-se praticar sempre que possível. Escreva um texto por dia e estude toda a sua estrutura. Lembre-se que ele deve ser dissertativo-argumentativo. Aliás, também é uma boa ideia estudar sobre os temas que podem cair na prova. Se prepare, busque ter uma disciplina e se necessário, mude seus hábitos.

2 – Releia suas redações 

Pode ser uma ótima ideia reler seus textos uma semana antes da prova. Dessa forma você amplia seu repertório e pode utilizar informações descritas anteriormente para a redação final. ademais, também pode ser útil ler redações de pessoas que tiveram boas notas em avaliações anteriores.

Câmara Municipal de Anitápolis – SC abre Concurso público

3 – leia sobre atualidades

Se informar pode ser o melhor caminho para a realização de uma ótima prova de redação. Muitas vezes o tema da avaliação pode ser um assunto atual, portanto, se inteirar com o que está acontecendo no Brasil e no mundo pode auxiliar na hora de escrever o texto. É preciso adquirir o máximo de conhecimento acerca de assuntos diversos.

4 – Utilize citações 

O Enem procura avaliar o conhecimento em diversas áreas de seus candidatos, seja na prova em questão ou na redação. Desse modo, o aluno que utiliza citações na prova mostra que possui uma ampla compreensão do assunto. Vale ressaltar que é preciso citar o nome do autor. É possível ganhar vários pontos com esta estratégia.

Programa Turismo Acessível: seleção para contratação de consultoria especializada

5 – Fique atento ao tema proposto   

É preciso ficar atento ao tema da redação. O aluno não pode sair do assunto em questão se mantendo ao assunto proposto pelo Enem. Estudar o que é um texto dissertativo-argumentativo também é uma ótima estratégia para manter a redação de acordo com o que é solicitado.

6 – Estruture sua redação em parágrafos

Antes de começar seu texto procure estruturar suas ideias e as desenvolva nos parágrafos a serem escritos. Dessa forma pode-se dividir o tema, os argumentos e buscar por uma conclusão da redação. Portanto, para se sair bem na prova, procure treinar dessa maneira, escrevendo textos com quatro ou cinco parágrafos do modo  como deverá cair na prova.

7 – Fique calmo

A prova do Enem tem uma duração de cinco horas e meia. Há cerca de uma hora para fazer a redação. Tendo em vista este tempo, treine durante seus estudos a fazer um texto durante esse prazo pré-determinado. Desse modo pode-se escrever a redação com uma maior calma.

8 – Posicione-se sobre o tema proposto

Com o tema da redação em mãos, pode-se buscar um posicionamento contra ou a favor da questão relacionada. em síntese, tenha em mente que seus argumentos devem se dispor desta maneira, não caindo no erro de se contradizer durante a redação. Como é um texto dissertativo-argumentativo, um posicionamento é bem importante.

9 – Tenha clareza na sua argumentação

Lembre-se que menos é mais. Não bagunce suas ideias. Pode-se utilizar vários rascunhos até ter um texto pronto para ser entregue. É importante ter um raciocínio lógico certeiro, a fim de que haja uma boa transmissão do que é dito. em suma, é preciso ser claro, mas não óbvio, e repetitivo. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.