Enem 2021: prazo de inscrição para isentos que faltaram ao exame em 2020 termina neste domingo

O período de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 para participantes isentos no Enem 2020 que faltaram à prova e não conseguiram justificar a ausência termina neste domingo, dia 26 de setembro, às 23h59.

De acordo com o Inep, autarquia do Ministério da Educação (MEC), as inscrições devem ser feitas por meio da Página do Participante. Não será necessário justificar a ausência na última edição do exame ou pagar a taxa de inscrição.

Ainda conforme o Inep, os participantes que realizarem a inscrição no período de 13 a 26 de setembro farão as provas nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022, mesma data de aplicação das provas do Enem para Pessoas Privadas de Liberdade e jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL).

Já os participantes que realizaram a inscrição no período regular farão as provas nos dias 21 e 28 de novembro deste ano.

STF determinou reabertura das inscrições

O período de inscrição do Enem 2021 foi reaberto por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão do STF tem como objetivo garantir que estudantes de baixa renda isentos que faltaram às provas do Enem 2020 por medo da covid-19 tenham direito à realizar o exame sem pagar a taxa de inscrição.

De acordo com o edital do Enem 2021, apenas os participantes que conseguiram justificar a ausência em 2020 poderiam ter direito à isenção da taxa de inscrição. No entanto, o edital não previa o receio da pandemia como justificativa.

Por isso, partidos e entidades entraram com uma ação no STF. A ação levou à reabertura das inscrições para quem perdeu direito à gratuidade por não ter comparecido em 2020.

Confira detalhes sobre o Enem 2021 no edital

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também MEC permite que escolas usem verbas do PDDE para aulas presenciais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.