Enare 2022/2023: está aberto o prazo para adesão das instituições de saúde

O período para a adesão das instituições de saúde ao Exame Nacional de Residência (Enare) 2022/2023 está aberto. De acordo com o cronograma, o prazo chega ao fim às 23h59 do dia 2 de agosto deste ano.

O exame é realizado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Podem aderir ao Enare 2022/2023 instituições de saúde de todo o país.

Além disso, para formalizar a adesão, as instituições devem ser públicas ou privadas sem fins lucrativos e devem ofertar Programas de Residência Médica ou Programas de Residência em Área Profissional da Saúde reconhecidos pelo MEC. É preciso ter vagas autorizadas com financiamento das bolsas garantido.

De acordo com o MEC, a adesão deve ser feita por meio de cadastro institucional e assinatura eletrônica do Termo de Adesão, disponível no site do Enare. A Ebserh deve publicar o edital de abertura no dia 15 de agosto.

Inscrições e provas

Conforme o cronograma informado pela estatal, o período de inscrição dos candidatos será de 5 a 26 de setembro. Os candidatos devem enviar toda a documentação solicitada para análise curricular entre 15 de setembro e 5 de outubro, por meio do site do exame.

O Enare funciona de forma semelhante ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)/Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Nesse sentido, após a aplicação das provas, os candidatos usam as notas alcançadas na especialidade escolhida para indicar onde pretende atuar. 

A aplicação das provas está prevista para o dia 06 de novembro de 2022. A classificação é feita de acordo com o desempenho nas provas, de modo que as melhores notas se sobrepõem às menores, determinando, ao final, quem ocupará as vagas.

A publicação do resultado final está prevista para o final deste ano ou início de 2023. Os aprovados deverão realizar as matrículas entre 10 de fevereiro e 31 de março de 2023.

Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também 7º Prêmio Kindle de Literatura recebe inscrições para premiação de escritores independentes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.