Entrevista de emprego: dicas para o direcionamento de sua carreira profissional

A entrevista de emprego deve ser conceituada pelo candidato como uma oportunidade de direcionamento de sua carreira profissional. Veja dicas!

A entrevista de emprego deve ser conceituada pelo candidato como uma oportunidade de direcionamento de sua carreira profissional e não como julgamento de sua personalidade.

Entrevista de emprego: dicas para o direcionamento de sua carreira profissional

O conceito da entrevista de emprego como uma espécie de julgamento de sua personalidade pode ser extremamente prejudicial para o candidato. Por isso, é necessário entender a entrevista de emprego como uma forma de explorar positivamente o seu currículo. É viável que o candidato estude o seu próprio currículo de maneira aprofundada, considerando seus pontos fortes para direcionar a sua experiência profissional.

Destaque a sua trajetória profissional

Sendo assim, leve para a entrevista de emprego situações concretas que reforcem o seu senso de urgência; capacidade analítica; criatividade; facilidade para gerir pessoas; acompanhamento de projetos; implementação sistêmica; controles internos; condução de reuniões; elaboração de treinamentos, dentre outros aspectos relacionados às suas experiências profissionais anteriores.

Apresente soluções para seus pontos fracos

O equilíbrio das informações é de extrema relevância durante a entrevista de emprego. Por isso, é importante que contorne situações negativas quando for citar defeitos. Por exemplo, é possível se colocar com uma pessoa tímida, no entanto, é relevante destacar que deseja realizar um curso voltado para a expansão de sua oratória.

Dessa forma, estará demonstrando autorresponsabilidade profissional, autoconhecimento e outros valores analisados durante a entrevista de emprego de forma indireta. 

Adote uma postura assertiva e participativa

A sua postura deve comportar a sua narrativa. Sendo assim, adote uma postura participativa e dinâmica de forma orgânica. Evite cruzar braços e pernas; fale de maneira controlada; mantenha contato visual com o profissional que conduz o processo seletivo.

Trabalhe a sua respiração e minimize o nervosismo da avaliação

Além disso, é relevante que tente chegar mais cedo ao local da entrevista de emprego para se familiarizar com o ambiente e trabalhar e a sua respiração, já que são fatores que impactam positivamente a sua narrativa e podem ser primordiais para minimizar a ansiedade da situação de avaliação.

Demonstre resiliência de forma orgânica

Dessa forma, na condição de candidato, estará reforçando seus pontos fortes e assumindo seus pontos fracos; o que é muito importante para uma empresa no mercado atual, considerando a urgência do mercado por profissionais resilientes e capacitados.

Portanto, é relevante que faça adaptações dos pontos citados e não fique aquém do seu potencial no mercado de trabalho atual por causa da ansiedade de ser avaliado, assim evitando uma postura de autossabotagem profissional. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.