Empréstimo pessoal tem variação positiva no mês de outubro

De acordo com o Procon-SP, a taxa média do empréstimo pessoal teve uma variação positiva de 0,95% no mês de outubro. Além disso, a taxa média do cheque especial permanece a mesma desde fevereiro. O levantamento foi realizado no início de outubro pelo Núcleo de Inteligência e Pesquisas da Escola de Proteção e Defesa do Consumidor e analisou dados do Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú (ITUB4), Safra e Santander (BSBR).

Segundo o órgão, o empréstimo pessoal teve uma taxa média de 6,38% ao mês, com acréscimo de 0,06 ponto porcentual em relação à taxa média referente ao mês de setembro, que foi de 6,32%. Já no cheque especial, a taxa média dos bancos analisados não teve alteração, mantendo-se em 7,96% ao mês.

O Procon-SP ainda informou que as mudanças foram realizadas pelo Bradesco (BBDC4) e Banco do Brasil (BBAS3). No Banco do Brasil houve um acréscimo de 0,08 p.p, resultando uma variação positiva de 1,40%. Já no Bradesco o acréscimo foi de 0,30 p.p, representando uma variação positiva de 4,04%.

O Procon-SP recomenda que o consumidor fique sempre atento ao seu orçamento. No caso de dívidas, deve pesquisar formas de obter linhas de crédito ou até mesmo buscar alternativas para negociá-las. Uma forma de pagar as dívidas de cheques especiais e cartão de crédito é trocá-las por empréstimos consignados, pois eles possuem taxas de juros menores”, disse o Procon-SP.

Entenda o empréstimo pessoal

O empréstimo ou crédito pessoal pode ser solicitado por clientes bancários em diversas situações do dia a dia, seja para quitar dívidas ou realizar projetos. O empréstimo é uma quantia de dinheiro cedida por determinada instituição bancária ou financeira e não solicita que os contratantes digam como irão gastar esses recursos, diferente de financiamentos.

Em troca dos recursos disponibilizados no empréstimo, a instituição cobra juros mensais que variam de acordo com o contrato estabelecido. O valor das tarifas e juros pode variar de acordo com o perfil do cliente, que será averiguado na análise de crédito, bem como o montante emprestado.

Para contratar um empréstimo pessoal, os bancos ou financeiras solicitam aos clientes a documentação necessária e realizam uma análise de crédito para confirmar se haverá condições de quitar a dívida.

Saiba mais sobre o cheque especial

O cheque especial trata-se de um empréstimo automático feito pelo banco. Ou seja, quando os clientes utilizam todo o saldo disponível na conta, o banco libera um valor pré aprovado para que seja possível continuar realizando as atividades do dia a dia.

Apesar da facilidade, é preciso ficar atento com essa modalidade de empréstimo, pois o valor da cobrança do cheque especial pode mudar de acordo com a avaliação que as instituições fazem de cada cliente. Além disso, o valor do cheque especial tende a ser bastante elevado por se tratar de um crédito sem nenhuma garantia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.