O Desafio da Área de Recrutamento e Seleção

Análises diversas no processo de Recrutamento e Seleção

O recrutamento e seleção é um processo que se refere à entrada de novos colaboradores na empresa, sendo que o objetivo dessa área é suprir as demandas da empresa. No entanto, contratar corretamente é um trabalho que requer uma análise aprofundada do perfil da empresa e do perfil do candidato.

Por isso, muitas vezes as empresas contratam pessoas que não correspondem às suas expectativas. Bem como, há profissionais que entram em uma empresa e não se sente bem atendidos. Nesse caso, não podemos afirmar que existe uma contratação ruim, pois teríamos que afirmar que existe uma empresa ruim. Sendo assim, o que pode ter ocorrido é uma falha na análise de perfil de ambos.

Expectativas e competências alinhadas 

Por essa razão, existem profissionais voltados para a seleção, de forma que a empresa possui uma chance maior de contratar uma pessoa que possa atender a sua necessidade. Bem como, a empresa também pode corresponder à expectativa desse profissional. Por isso, o recrutamento e seleção quando feito de forma correta reduz a taxa de turnover da empresa, o que aumenta a produtividade.

Sendo assim, é importante que a empresa tenha um profissional, ou uma área, para essa vertente, já que é importante alinhar os valores da empresa e as suas necessidades quanto as funções da vaga aberta. Por isso, uma análise quanto as competências e habilidades do candidato é fundamental nessa contratação.

Além disso, as empresas na atualidade buscam por pessoas que possuam conhecimentos técnicos, mas também que tenham uma maior flexibilidade e adaptabilidade, visto que o mercado atual pede por isso.

Todavia, só será possível contratar uma pessoa flexível se a empresa também possuir uma cultura aberta e uma gestão participativa. Por isso, o serviço prestado pela área de recrutamento e seleção pode ser um diferencial para uma empresa se tornar mais produtiva e eficiente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.