É inerente ao mercado atual a necessidade de entrar no empreendedorismo considerando a gestão como estratégia para lidar com a dinâmica do fluxo da era digital.
Uma vez que o comportamento do cliente não estático e a volatilidade do mercado ocorre de maneira contínua, abrangendo todos os cenários possíveis dentro fluxo de oferta e demanda.
O empreendedor possui uma grande possibilidade de se tornar líder de nicho dentro da sua área de atuação, fazendo com que sua empresa cresça de maneira rápida, visto que essa é uma das grandes vantagens da internet.
No entanto, para que essa objetividade seja alcançada é necessário que o empreendedor tenha uma visão holística e abrangente sobre o futuro do seu negócio. Por isso, ele deve atuar com estratégias de gestão desde a entrada da empresa no seu segmento.
Sendo assim, cabe ao empreendedor realizar análises contínuas dos fluxos internos e externos. Por exemplo, a matriz Swot permite que fatores estratégicos sejam analisados, considerando as necessidades do mercado e suas ameaças, de modo que você possa direcionar os seus fatores internos como oportunidades. Através dessa análise é possível que uma empresa se direcione considerando todas as necessidades do seu cliente dentro do cenário atual.
A análise de Ansoff é outra possibilidade de análise adaptável para o empreendedor. Visto que a ferramenta permite que o gestor verifique como valorizar o seu produto, ou ainda, se é possível criar um novo nicho de mercado, dentre outras vertentes estratégicas.
Sendo assim, todas as ferramentas amparam o empreendedor para que ele consiga se direcionar no mercado, já que ao investir em um produto ou serviço que pode tornar a sua marca obsoleta, o empreendedor corre o risco de ficar aquém do seu potencial de mercado. Por isso, a gestão estratégica é uma maneira de entrar no mercado, manter uma marca atualizada e alcançar a liderança.
Certamente uma empresa que perde mercado por conta da ausência de qualidade no atendimento ou no produto, entra em uma situação de difícil reversão quanto aos valores empresariais e ao interesse do cliente. Por isso, as estratégias de gestão amparam uma empresa para que ela não crie um ciclo contraproducente que tende a gerar a sua obsolescência.