Egito Antigo: resumo para ENEM e vestibulares

Tudo que pode ser cobrado nas suas provas

Egito Antigo: aquilo que você precisa saber sobre o tema

A civilização do Egito Antigo é muito conhecida por todas as suas interessantes características. Ela foi uma grande civilização com territórios e construções gigantescas.

O tema é abordado com frequência por questões de história geral, principalmente nos vestibulares e na prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.

Assim, para te ajudar, o artigo de hoje separou um resumo completo com tudo que você precisa saber sobre o Egito Antigo. Confira!

Egito Antigo: introdução

Estabelecida no nordeste da África, a civilização egípcia era formada por diversos povos e teve seu desenvolvimento marcado pelos recursos hídricos do Rio Nilo. O território ocupado pelos egípcios era extenso, com fronteiras no Mar Mediterrâneo, Deserto da Líbia e Deserto Oriental Africano.

Egito Antigo: características 

A forma de poder tinha hierarquias fortes e estabelecidas e um governo centrado no Faraó, que além de chefe de Estado era considerado uma divindade.

A sociedade era baseada na religião, com o faraó ao topo da hierarquia sendo considerado a encarnação do deus Hórus. Em seguida vinham os sacerdotes, nobres, militares e altos funcionários. Por fim, na última camada da sociedade, estavam os soldados, artesãos, camponeses e escravizados. 

Egito Antigo: ciência

No campo da ciência, a civilização egípcia desenvolveu conhecimentos usados e aplicados até os dias atuais. Eles foram os responsáveis por desenvolver saberes como a raiz quadrada, cálculo de área do trapézio e círculo e frações. Além disso, desenvolveram o conhecimento na área de anatomia humana, astronomia e o sistema de escrita.

Egito Antigo: divisão histórica

A história do Egito Antigo pode ser dividida em três etapas: 

  • Antigo Império: possui Menés como o primeiro faraó. Apogeu da civilização egípcia. 
  • Médio Império:  início por volta de 2000 a.C.. O período é reconhecido pela retomada de poder dos faraós.  
  • Novo Império:  expulsão dos povos invasores, principalmente os hicsos. Seu fim ocorreu com a invasão dos romanos, assírios, macedônicos e persas. 
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.