Barroco: um resumo sobre o movimento

O Barroco foi um movimento artístico e literário de muita importância

Barroco: um resumo para te ajudar nas suas provas

O Barroco foi um movimento artístico e literário de muita importância que foi desenvolvido tanto na Europa como no Brasil.

O tema é abordado com frequência por questões de literatura, principalmente nos vestibulares e na prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.

Dessa forma, para te ajudar, o artigo de hoje separou um resumo completo com aquilo que você precisa saber sobre o Barroco. Vamos conferir!

Barroco: introdução

Estilo predominante da Europa do século XVII, o barroco estava presente em diversas manifestações artísticas, como a arquitetura, pintura e literatura. Assim, os costumes e valores sociais da época também foram chamados de barroco.

O surgimento ocorreu depois do Renascimento e foi marcado pelas extravagâncias dos nobres que se beneficiaram com a colonização dos continentes americano e africano.

As principais características do movimento são a arte rebuscada e exagerada, valorização dos detalhes, dualismo, contradições, obscuridade, complexidade, sensualismo, cultismo e conceptismo.

Barroco: diferentes expressões no mundo

O berço do Barroco foi a Itália, em que autores se destacaram e influenciaram outros artistas pelo mundo. Os grandes nomes do Barroco italiano foram: Caravaggio, Bernini, Borromini e Andrea Pozzo.

Na Espanha, o movimento foi marcado como centro dos poetas, se destacando Quevedo, Cervantes, Lope de Vega, Calderón, Tirso de Molina, Gracián e Mateo Alemán, além de Diego Velázquez na pintura.

Em Portugal, o grande nome do Barroco foi Padre Antônio Vieira, mesmo ele tendo passado grande parte de sua vida no Brasil. Sua principal obra é “Os Sermões”.

Barroco: no Brasil

Diferente do restante do mundo, o movimento chegou em solo brasileiro de maneira principal na arquitetura, pintura e escultura. Em um primeiro momento se destaca o barroco baiano, que fazia suas obras de maneira suntuosa.

No século XVIII o movimento chegou em Minas Gerais e teve como principal nome Aleijadinho, que construiu uma extensa produção espalhadas pelas Igrejas de cidades mineiras.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.