Biologia: Entenda o que é partenogênese

A partenogênese é um tipo de reprodução assexuada em que um gameta feminino ou óvulo se desenvolve em um indivíduo sem fertilização. O termo vem das palavras gregas parthenos (que significa virgem) e gênesis (que significa criação).

Animais, incluindo a maioria dos tipos de vespas, abelhas e formigas, que não possuem cromossomos sexuais, se reproduzem por esse processo. Alguns répteis e peixes também são capazes de se reproduzir dessa maneira. Muitas plantas também são capazes de se reproduzir por partenogênese.

A maioria dos organismos que se reproduzem por partenogênese também se reproduz sexualmente. Este tipo de partenogênese é conhecido como partenogênese facultativa, e organismos incluindo pulgas d’água, lagostins, cobras, tubarões e dragões de Komodo se reproduzem por meio desse processo.

Outras espécies partenogênicas, incluindo alguns répteis, anfíbios e peixes, só são capazes de se reproduzir assexuadamente.

Vantagens e desvantagens

A partenogênese é uma estratégia adaptativa para garantir a reprodução dos organismos quando as condições não são favoráveis ??para a reprodução sexuada.

A reprodução assexuada pode ser vantajosa para organismos que precisam permanecer em um ambiente particular e em locais onde os parceiros sexuais são escassos. Numerosos descendentes podem ser produzidos sem “custar” aos pais uma grande quantidade de energia ou tempo.

Uma desvantagem desse tipo de reprodução é a falta de variação genética. Não há movimento de genes de uma população para outra. Como os ambientes são instáveis, as populações que são geneticamente variáveis ??são capazes de se adaptar às mudanças das condições melhor do que aquelas que não têm variação genética.

Como a partenogênese acontece

A partenogênese ocorre de duas maneiras principais: apomixia e automixis.

Na apomixia, os óvulos são produzidos por mitose. Na partenogênese apomítica, a célula sexual feminina (oócito) se replica por mitose, produzindo duas células diploides. Essas células têm o complemento total de cromossomos necessários para se desenvolver em um embrião.

Os descendentes resultantes são clones da célula-mãe. Entre os organismos que se reproduzem dessa maneira estão as plantas com flores e os pulgões.

Na automixis, os óvulos são produzidos por meiose. Normalmente na oogênese (desenvolvimento do óvulo), as células-filhas resultantes são divididas de forma desigual durante a meiose.

Essa citocinese assimétrica resulta em uma grande célula-ovo (oócito) e células menores chamadas de corpos polares. Os corpos polares se degradam e não são fertilizados. O oócito é haploide e só se torna diploide após ser fertilizado pelo espermatozoide masculino.

Como a partenogênese automítica não envolve machos, a célula-ovo se torna diploide ao se fundir com um dos corpos polares ou ao duplicar seus cromossomos e dobrar seu material genético.

Como os descendentes resultantes são produzidos por meiose, ocorre recombinação genética e esses indivíduos não são clones verdadeiros da célula-mãe.

Atividade sexual e partenogênese

Em uma reviravolta interessante, alguns organismos que se reproduzem por partenogênese realmente precisam de atividade sexual para que a partenogênese ocorra.

Conhecida como pseudogamia ou ginogênese, esse tipo de reprodução requer a presença de espermatozoides para estimular o desenvolvimento dos óvulos. No processo, nenhum material genético é trocado porque o espermatozoide não fertiliza o óvulo. O óvulo se desenvolve em um embrião por partenogênese.

Os organismos que se reproduzem dessa maneira incluem algumas salamandras, bichos-pau, carrapatos, pulgões, ácaros, cigarras, vespas, abelhas e formigas.

E então, esse assunto já fazia parte de seu estudo de biologia?

Não deixe de ler também – Biologia: 4 tipos de reprodução para estudar

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.