Senadores pedem por aprovação do Fundeb em homenagem ao Dia do Estudante

Em homenagem ao Dia do Estudante, celebrado esta terça-feira, 11, senadores pediram pela aprovação do Fundeb – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica, cuja vigência termina no último dia de 2020.

Em julho, a proposta de emenda à Constituição (PEC) 26/2020, que torna o fundo permanente e amplia para 23% a participação da União no financiamento da educação, foi aprovada na Câmara. Agora, só é esperada a votação no Plenário, que deve ocorrer no próximo dia 20.

“Nossa homenagem hoje é para todos os estudantes do nosso país, desde a pré-escola até a pós-graduação. Todo o trabalho que estamos realizando com a PEC do novo Fundeb é em prol da construção de um Brasil mais justo, mais igual e mais desenvolvido”, declarou Flávio Arns, relator da PEC, na internet.

O senador também destacou a necessidade da criação do “suporte necessário” para os estudantes com a oferta de estrutura, bons profissionais e acolhimento.

“Precisamos também incentivar que nossos estudantes possam ter voz ativa nas decisões para a melhoria do ensino, incentivando a criação de grêmios estudantis, centros acadêmicos, diálogos com os pais para mostrar que eles são os verdadeiros donos da escola”, completou.

Acesso à educação

Para o senador Paulo Rocha (PT- PA), a forma de homenagear os estudantes nesta data especial é pedir por maior acesso à educação para eles.

“Por isso, defendemos urgência na votação e aprovação do novo Fundeb, uma política fundamental para financiar o ensino da maior parte dos brasileiros”, disse.

Weverton (PDT-MA), que apresentou um projeto para ampliar o acesso ao FIES (PL 3.025/2020) e também apoia a aprovação do Fundeb.

“Lutamos por uma educação inclusiva e de qualidade para todos! As autoridades precisam dar mais atenção para a área, especialmente no momento atual, pois a pandemia impõe muitos desafios. Infelizmente, o governo ignora a situação e segue fragilizando cada dia mais a educação. Mas nós seguimos, de forma propositiva, trabalhando para estruturá-la. Nossa melhor homenagem ao Dia do Estudante é a defesa diária da educação. Contem com a gente!”, registrou Weverton ns redes sociais.

Fabiano Contarato (Rede-ES) manifestou apoio a aprovação da PEC quando parabenizou os estudantes. “A educação é o caminho para transformar vidas. É por isso que sempre defenderemos a aprovação e permanência do Fundeb. A luta por uma educação de qualidade continua!”, afirmou.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.