Como envolver os pais na educação dos filhos

Uma ótima maneira de os pais se envolverem na educação de seus filhos é dar-lhes a oportunidade de se envolverem em organizações escolares, festas, ajudar em reuniões. Assim como é essencial mantê-los informados de tudo.

Alguns pais podem dizer que estão muito ocupados, então torne isso mais fácil e forneça-lhes uma variedade de maneiras de se envolverem. Quando você dá aos responsáveis uma lista de opções, eles podem decidir o que funciona para eles e em seus horários.

Conheça algumas dicas que podem funcionar muito bem na hora de aproximar os pais da vida escolar dos filhos.

Mantenha a porta aberta

Para pais que trabalham, pode ser difícil encontrar tempo para se envolver na educação de seus filhos. Ao criar uma política de portas abertas em sua sala de aula, os responsáveis dos jovens terão a oportunidade de ajudar ou observar seus filhos sempre que for conveniente para eles.

Ajuda na escola

Nunca haverá olhos e ouvidos suficientes para cuidar dos alunos. As escolas aceitariam de bom grado qualquer pai ou responsável que desejasse ser voluntário, sobretudo quando se trata de eventos e situações atípicas.

Dê aos pais a opção de escolher qualquer um dos seguintes: monitor de refeitório, guarda de trânsito, tutor, auxiliar de biblioteca, funcionário de estande para eventos escolares, ficar no caixa em festas, ficar como responsável de alguma iguaria culinária. As oportunidades são infinitas.

Organizações de pais e professores

Uma ótima maneira de os responsáveis interagirem com o professor e a escola fora da sala de aula é se envolver em organizações de pais e professores. Isso é para o pai mais dedicado que tem algum tempo extra de sobra.

A Associação de Pais e Professores é uma organização comum a todas as escolas, tanto particulares quanto públicas. Nela, pais e professores se dedicam a ajudar a manter e melhorar o sucesso dos alunos.

E então, você tem mais alguma dica para aproximar os pais na educação dos filhos na escola?

Já temos um artigo que fala sobre isso: Educação: Pesquisa aponta maior envolvimento dos pais na vida escolar dos filhos

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.