Substantivos primitivos e derivados: definição e exemplos

As palavras da Língua Portuguesa se subdividem em dez classes gramaticais. Os substantivos formam uma dessas dez classes e têm a função de nomear seres, objetos, fenômenos, lugares, qualidades, ações, dentre outros, como nos exemplos abaixo:

O menino brinca muito.

O sol está forte.

Os substantivos apresentam flexão de gênero, podendo ser masculinos ou femininos, e de número, de modo que podem aparecer no plural ou no singular.

Além disso, os substantivos podem ser classificados como primitivos ou derivados, a depender de sua estrutura morfológica. São substantivos primitivos aqueles que dão origem a outros substantivos e cuja formação não partiu de nenhuma outra palavra da própria língua portuguesa. As palavras cor, flore limão são alguns exemplos de substantivos primitivos.

Nesse sentido, os substantivos derivados são aqueles cujo surgimento partiu de outra palavra já existente na língua, ou seja, o substantivo derivado se origina de outra palavra. Esse é o casos de colorido (de “cor”), floricultura ( de “flor” + “cultura”) e limoeiro (que se origina de “limão”). Portanto, o primitivo é aquele que origina novos substantivos, e estes, são os substantivos derivados, no sentido que provêm dos substantivos primitivos. Veja mais exemplos abaixo:

Substantivo primitivo / Substantivo derivado

Cor / Colorido

Cinza / Cinzeiro

Mar / Maremoto

Lixo / Lixeira

Sorvete / Sorveteria 

Além disso, os substantivos podem ter outras classificações. Nesse sentido, podem ser concretos ou abstratos, comuns ou próprios, ou ainda coletivos. Ainda de acordo com a sua morfologia, podem ser chamados de simples ou compostos. Clique aqui para saber mais.

E aí? Gostou do texto sobre os substantivos? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Raquel de Queiroz: biografia e principais obras da primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.